Além da exposição, o escritor britânico de 89 anos vai fazer sessões de leitura e ver filmes de que foi argumentista exibidos durante o festival, que termina a 15 de novembro.

Durante o Lisbon & Estoril Film Festival serão exibidos dois filmes de Alain Tanner, com argumento de John Berger - "A Salamandra" e "Jonas, que completa 25 anos no ano 2000" – e a série da BBC "Ways of seeing", escrita em parte por Berger, que daria origem ao livro homónimo ("Modos de Ver", do escritor, publicado em Portugal pelas Edições 70), tornando-se uma influente obra na crítica de arte.

Lisboa é um dos lugares de memórias do autor, descritas no livro "Aqui nos encontramos", onde surge a passear com uma mulher que encontra debaixo da grande árvore do Príncipe Real e que reconhece como sua mãe, já falecida, que o leva a passear pela cidade.

A minissérie criada para a BBC - que levanta questões sobre a tradição da arte ocidental, procurando interpretar os seus aspetos contraditórios -, passará na íntegra às 18:00, do dia 12 de novembro, na sala 3 do Medeia Monumental, em Lisboa.

Nascido em Londres, em 1926, John Berger é considerado um dos maiores escritores do último meio século, possuindo uma vasta obra que se estende pela ficção narrativa, pela poesia e pelo ensaio, sobretudo no campo da arte.

É também argumentista - tendo trabalhado com Alain Tanner - e crítico, com presença regular na 'short-list' do Booker Prize, que venceu em 1972, com o romance "G".

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.