Milhares de utilizadores no Twitter estão a apelar para que a Disney dê à rainha Elsa uma namorada na sequela de "Frozen - O Reino do Gelo".

O primeiro filme, a animação de maior sucesso comercial de sempre e aclamado pelo público e crítica em 2013-14, inspirava-se livremente num conto de Hans Christian Andersen para contar a história de duas irmãs, Anna e Elsa, separadas porque a segunda não conseguia controlar os seus poderes mágicos.

A Internet tem sido terreno fértil para os fãs reimaginarem as personagens da Disney em contextos diferentes do original, nomeadamente alterando o seu género, raça e sexualidade, mas a hashtag #GiveElsaAGirlfriend é um movimento concertado de apelo ao estúdio.

"Frozen" é um caso especial porque a canção "Let It Go", que ganhou o Óscar, tornou-se um hino na comunidade e o filme é visto como o primeiro feminista saído do estúdio e um dos mais progressistas da sua história porque abdica do final "viveu feliz para sempre" com um príncipe em favor da devoção entre irmãs.

No entanto, a campanha que começou a circular na segunda-feira já divide a rede social.

Se de um lado estão os que querem ver personagens LGBT nas animações da Disney como parte de um processo para que exista uma maior representação na cultura popular, do outro estão os que defendem que "Frozen" é um filme para crianças e não é o meio apropriado para tomar essa posição.

Apesar disso, alguns elementos conservadores já tinham denunciado o primeiro filme por ter uma "agenda gay" por mostrar um pai e crianças numa sauna e alegadamente querer impor a mensagem de aceitar as pessoas como elas são.

Questionada sobre as pistas de homossexualidade, a argumentista e co-realizadora Jennifer Lee declarou na altura da estreia: "Sabemos o que fizemos. Mas ao mesmo tempo sinto que a partir do momento em que lançamos o filme, ele pertence ao mundo, pelo que não quero dizer nada e deixo os fãs falarem. Acho que é com eles."

"Frozen 2" foi anunciado em 2015, com a confirmação do regresso das estrelas Kristen Bell e Idina Menzel, e os produtores já indicaram que vão dar um amor a Elsa. A estreia deverá acontecer em 2018.

Trailer "Frozen - O Reino do Gelo".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.