Este é um certame que visa dar visibilidade às diferentes formas cinematográficas de Humor no Mundo e ser uma Festa anual de referência Nacional e Internacional.
Neste sentido o Festival propõe-se envolver toda a comunidade humorística portuguesa e algumas das Figuras internacionais de maior notoriedade do género – na 1ª edição o Homenageado presente é
Terry Jones dos Monty Python, a quem será dedicado um ciclo extra-concurso com a projecção dos seus filmes mais marcantes e uma homenagem Pública.
Terry Jones presidirá a uma mesa-redonda, com o tema «O Humor é Sério», a desenvolver no dia 11, no âmbito do Festival.
«Abaixo o Mau Humor» é a assinatura da campanha, que conta com a assinatura da Agência de Publicidade Sumo Portugal, e que vem marcar claramente a atitude do
FICH!: introduzir o sentido de Humor no Código Genético dos Portugueses e motivar o público para o Humor refinado e inteligente.
As noites de Albufeira serão, durante 8 dias, palco da projecção dos 44 filmes a concurso, provenientes de 22 países, acompanhados dos seus realizadores, produtores e actores. O júri é composto por personalidades nacionais e internacionais –
José de Pina, Luís Galvão Telles, ZeZé Gambôa, Jacques Mer, Ana Bustorff, Nilton e
Pierre Étaix– que vão premiar a Melhor Longa-Metragem, Curta-Metragem, Curta de Animação, Melhor Realizador, Melhor Actor e Melhor Actriz.
Longas, curtas e filmes de animação serão projectados num grande ecrã, junto à praia dos Pescadores, a partir das 21:30h. No mesmo período haverá também 2 sessões de curtas-metragens exibidas na FNAC do Algarve Shopping em horário a determinar.
Apadrinhado por figuras da comunidade humorística Portuguesa, como
Rui Unas – anfitrião e a voz da campanha -,
Maria Rueff, Herman José, António Feio, Nuno Lopes, José Pedro Gomes, entre outros, o FICH! é organizado pela
Associação Mediterrar e pela
ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, em parceria com a
Câmara Municipal de Albufeira e com o apoio do
Turismo do Algarve, sendo co-financiado pelo
MODCOM e pelo
Ministério da Economia e da Inovação.
A programação completa pode ser consultada no
site oficial
Comentários