Primeira ficção de Susana Nobre, depois de passar pelo registo documental, "Tempo Comum" teve estreia mundial em 2018, no Festival de Cinema de Roterdão, na Holanda.
O filme inspira-se na história de maternidade vivida pela realizadora, mas parte da intimidade de um casal, de não atores - Marta Lança e Pedro Castanheira -, que acaba de ter a primeira filha.
Quando o filme foi exibido em Roterdão, Susana Nobre contou à agência Lusa que queria filmar "esse lugar intimista do espaço em casa, esse movimento pendular das visitas" das pessoas que o casal acolhe durante o período inicial da existência de um bebé na família.
"Queria essencialmente saber dessas histórias e filmar essa ideia prazerosa que é ter este tempo para nós, filmar alguém que está em casa e que ouve", sublinhou.
Susana Nobre, que faz parte da produtora Terratreme, é autora de várias 'curtas' de ficção, entre as quais "Provas, exorcismo" (2015) e "Estados da matéria" (2005), e de documentários, como "Vida activa" (2013).
"Tempo Comum", que se estreia em Lisboa, Porto, Coimbra, Leiria e Setúbal, já passou, entre outros, por festivais no Uruguai, Brasil, Indonésia, França, Rússia, Espanha e Itália.
Comentários