A caminho dos
Óscares 2018
Habitualmente vista como precursora das nomeações aos Óscares pela Academia de Artes e Ciências de Hollywood, a lista dos 10 melhores filmes anunciada anualmente pelo American Film Institute tem este ano o interesse acrescido de assinalar um peso maior que o habitual de narrativas femininas entre os títulos designados não só entre as fitas como também entre as séries de tv.
No Top 10 de cinema, há dois filmes realizados por mulheres, "Lady Bird", de Greta Gerwig, e "Mulher Maravilha", de Patty Jenkins, que aqui vê a primeira entrada a sério do seu "blockbuster" na temporada de prémios. Apesar de muito diferentes, centram-se ambos em histórias de mulheres, tal como "The Post", "A Forma da Água", "Três Cartazes à Beira da Estrada" e "The Florida Project", o que perfaz seis filmes em 10 protagonizados por personagens femininas.
No Top 10 de séries televisivas a presença feminina é ainda superior, com seis séries protagonizadas por mulheres: "Big Little Lies", "The Crown", "The Feud: Bette and Joan", "The Handmaid's Tale", "Insecure" e "The Good Place", sem esquecer os fortes papéis femininos em quase todas as restantes, como "A Guerra dos Tronos", "This is Us" e "Stranger Things".
No conjunto há três distinções para a Netflix, três para a HBO, duas para a NBC, uma para a FX e outra para a Hulu, além de uma especial para a PBS pela série documental "The Vietnam Hour".
A habitual comparação com os Óscares tornou-se mais pertinente quando a Academia ampliou as nomeações para Melhor Filme de cinco para até 10 em 2009, sendo que o ano passado, por exemplo, sete dos nove nomeados a Melhor Filme estavam na lista do AFI, incluindo os principais vencedores.
Este ano, quase todos os filmes que se estão a destacar até este ponto na corrida às estatuetas douradas fazem parte da lista do AFI. De fora ficam "Um Desastre de Artista", "Linha Fantasma", "Coco" e "Eu, Tonya", além de "A Hora Mais Negra", que não era elegível por se tratar de um filme britânico e a instituição reconhecer apenas obras norte-americanas.
Desde o ano 2000 que o American Film Institute (AFI) escolhe anualmente os 10 melhores filmes de cada ano, com o objetivo de "reconhecer, preservar e honrar a excelência na imagem em movimento no século XXI". No ano seguinte, começou também a distinguir a televisão, que também tem direito a uma seleção das 10 melhores séries.
Eis o Top 10 de filmes de 2017 (por ordem alfabética do título original):
- Amor de Improviso
- Chama-me pelo teu Nome
- Dunkirk
- The Florida Project
- Foge
- Lady Bird
- The Post
- A Forma da Água
- Três Cartaz à Beira da Estrada
- Mulher Maravilha
Top 10 de séries de tv de 2017 (por ordem alfabética do título original):
- Big Little Lies
- The Crown
- Feud: Bette and Joan
- A Guerra dos Tronos
- The Good Place
- The Handmaid's Tale
- Insecure
- Master of None
- Stranger Things
- This is Us
Prémio especial: The Vietnam War
Comentários