Michael Bay foi uma escolha pessoal de Steven Spielberg, no papel de produtor, para ficar à frente do primeiro "Transformers", que chegou aos cinemas em 2007.

"O primeiro foi assustador. Era tecnologia que não sabíamos se funcionaria e depois tornou-se um grande sucesso. Era a primeira vez que os efeitos digitais eram assim tão reflexivos, portanto abriu bastante o caminho. Foi uma experiência divertida. Fez mais de 709 milhões de dólares, isso são muitos bilhetes de cinema e muita gente que o viu", explicou Michael Bay recentemente numa entrevista ao Unilad UK.

O sucesso foi tanto que seguiram-se mais quatro sequelas num curto espaço de tempo, só fazendo a despedida com "Transformers: O Último Cavaleiro" em 2017.

Agora, Bay admite que devia ter parado a partir de certa altura e seguido o conselho de Spielberg: parar com "Transformers 3" em 2011.

"Fiz demasiado deles. Steven Spieberg disse 'Simplesmente para ao terceiro'. E eu disse que iria parar. O estúdio suplicou-me para fazer o quarto ['Transformers: Era da Extinção', de 2014], e esse também fez mil milhões. E nessa altura disse que ia parar ali. E eles suplicaram-me outra vez. Devia ter parado. Eles foram divertidos de fazer", explicou.

Curiosamente, Shia LaBeouf só fez três filmes e admite que só gosta do primeiro. Sobre o resto, contou numa entrevista em 2018: "A minha implicação com esses filmes era que pareciam irrelevantes. Pareciam profundamente datados."