"O Leão da Estrela", a segunda adaptação que Leonel Vieira faz a partir de um dos clássicos do dito período de ouro do cinema português depois de "O Pátio das Cantigas" (fica a faltar "A Canção de Lisboa"), foi mostrado à comunicação social antes da estreia, mas o realizador e produtor já deve estar arrependido da decisão.

Vieira nunca escondeu o desprezo que lhe merecem os críticos de cinema nacionais: numa entrevista recente ao jornal Expresso comentou que havia "mais pessoas além desses quatro ou cinco desalinhados que não chegam a lado nenhum com a opinião deles" e "o que eles pensam já não conta para nada num país".

Ainda assim, ao contrário do que aconteceu com "O Pátio das Cantigas", o novo filme com Miguel Guilherme, Manuel Couto, Dânia Neto, José Raposo, Sara Matos e Alexandra Lencastre, entre outros, foi visto esta quinta-feira e as primeiras reações não demoraram a chegar às redes sociais.

"Em 40 anos de experiência como espectador, nunca, mas nunca, mas NUNCA, me senti tão insultado, enxovalhado e maltratado por um filme como pelo que vi hoje de manhã", escreveu Jorge Mourinha, crítico no jornal Público, no seu Facebook.

"Nunca vi um filme que trata o seu espectador apenas como um número para ser contado nas estatísticas sem sequer lhe dar alguma coisa para lhe agarrar. O que interessa é levar as pessoas ao cinema e encaixar os lucros. O filme é bom ou mau? Isso agora não interessa nada! É entrar, é entrar!"

O crítico comentou ainda que "a atitude é 'para quem é, bacalhau basta'" e já viu "muito filme mau feito em Portugal, e nunca vi nada como esse".

O texto foi apoiado pouco depois por Eurico de Barros, crítico no jornal Diário de Notícias durante 25 anos e que agora escreve no Observador.

"Há muito tempo que não tinha tanta vontade de sair de um cinema durante um filme. Também me senti insultado."

"O Pátio das Cantigas", com 603.739 espectadores, tornou-se o filme português mais visto de sempre em sala e Leonel Vieira não esconde que espera ainda mais com "O Leão da Estrela".

Para conferir a partir de 26 de novembro nas salas.

Veja o trailer de "O Leão da Estrela".

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.