Quando parecia que as nomeações para o Óscar de Melhor Longa-Metragem de Animação já estavam garantidas para «Wall.E», «O Panda do Kung Fu» e «A Valsa com Bashir», há um novo filme que ameaça destabilizar a ordem das coisas: «$9.99» é uma obra para adultos, realizada por Tatia Rosenthal e que tem recebido os mais rasgados elogios por parte da crítica nos poucos locais onde tem estreado.

O «trailer» pode ser visto
aqui.

O filme é produzido na Austrália, baseia-se nas histórias curtas do escritor israelita Etgar Keret e é todo feito num processo designado por «claymation», ou seja animado em plasticina e em materiais igualmente moldáveis.

A história é a de um desempregado que anda à procura do sentido da vida - que encontra num livro que compra por apenas $9,99 – e das muitas pessoas que habitam nos vários apartamentos do edifício em que mora.

Este é o terceiro filme de Tatia Rosenthal, que anteriormente tinha realizado duas curtas-metragens também adaptadas da obra de Keret.

«$9.99» tem recebido os mais rasgados elogios e foi recentemente nomeado à categoria de Melhor Filme nos prémios Annie (o equivalente aos Óscares do mundo da animação nos EUA), na companhia de pesos pesados como «Bolt», «O Panda do Kung Fu», «A Valsa com Bashir» e «Wall.E».

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.