"Queremos que este se torne num festival internacional capaz de aliar as artes e o cinema de terror e que, a partir do próximo ano, consiga abranger outros estilos... mas sempre na onda do fantástico", explica Bruno Simões ao SAPO Cinema. O elemento da equipa de direção e programação do
Phantasticus conta ainda que este é "um festival que tenta marcar um pouco pela diferença, com uma equipa motivada em fazer algo de original não só no concelho de Almada mas a nível nacional".
Ao longo de três dias, o
Phantasticus faz a contagem decrescente para a noite de Halloween através da exibição de curtas e longas metragens ou de uma exposição de ilustração, fotografia e BD. E os monstros e outras criaturas estranhas prometem saltar para fora do ecrã, já que haverá uma equipa disponível para caracterizar o staff e o público. "Assim quem nos visita fica a conhecer um pouco dos bastidores do cinema de terror", salienta Bruno Simões.
Além do cinema, também a música vai marcar presença na iniciativa. Por vezes em simultâneo, como na exibição do clássico
«Nosferatu», de Murnau, que terá uma banda sonora original interpretada ao vivo por três músicos, complementando o filme mudo de 1922 com guitarras elétricas, sintetizadores ou bateria.
Entre as 11 longas metragens em destaque contam-se também títulos recentes, mais próximos da comédia negra (
«Bem-vindo a Zombieland», de Ruben Fleischer) ou do gore (
«Anjo ou Demónio», de Takashi Miike). "Tivemos um cuidado muito particular em escolher longas metragens que não sejam filmes batidos, que as pessoas na generalidade já conheçam", esclarece Bruno Simões.
A fechar os três dias, o concerto dos Moonspell revisita o primeiro disco da banda, «Wolfheart», e é seguido da atuação dos Opus Diabulicum. Embora o grupo de Fernando Ribeiro não estivesse inicialmente associado ao ciclo de cinema, a ligação foi uma feliz coincidência, revela o organizador: "A Free Music, produtora que estou a representar, já tinha como objetivo fazer um trabalho com os Moonspell. Dadas as ligações que temos ao Incrível Almadense, acabou por juntar-se o útil ao agradável e, uma vez que íamos organizar o concerto da noite de Halloween com eles, optámos por associá-lo ao ciclo de cinema de terror que também já tínhamos em mente. E assim surgiu o evento Incrível Halloween, que inclui o festival e esse concerto".
Para ficar a par da programação completa do Incrível Halloween, basta visitar o
site oficial.
Comentários