É mais uma história de "castings" que quase aconteceram: o papel em "Thelma e Louise" que lançou a carreira de Brad Pitt podia ter ido para Robert Downey Jr.

A revelação surge num novo livro sobre os bastidores do agora marco histórico do cinema, "Off the Cliff: How the Making of Thelma and Louise Drove Hollywood to the Edge", de Becky Aikman.

O livro revela como foi complicada a escolha de JD, o carismático e atrativo ladrão que se envolvia com Thelma (Geena Davis) por uma noite e lhe roubava todo o dinheiro.

Os candidatos dividiam-se principalmente em dois campos: "alguns adotaram o cabelo espetado e desgrenhado, bem como o charme vencedor de Tom Cruise, a estrela do momento, enquanto que outros foram mais pelo efeito retro de um arrastado e balbuciante James Dean. A maioria ficou aquém".

Como admitiu o próprio muitos anos mais tarde, George Clooney teve um teste horrível. Mark Ruffalo e Dermot Mulroney também falharam. William Baldwin, irmão mais novo de Alec, chegou a ser escolhido mas antes de assinar contrato acabou por preferir fazer "Mar de Chamas", de Ron Howard.

Perante tudo isto, os responsáveis pelo "casting" enviaram pedidos desesperados para todas as agências de talentos.

Uma resposta foi intrigante: "A [agência] CAA diz que Robert Downey Jr aceita por qualquer valor que tenhamos no orçamento".

O ator tinha 25 anos e já tinha alguns sucessos de bilheteira que o tornavam uma aposta segura, mas a assistente do "casting" Ira Belgrade teve dúvidas: não era demasiado baixo, ao lado de alta Geena Davis?

O realizador Ridley Scott acabou por rejeitar a ideia pelo telefone.

O que o livro descreve a seguir já era do domínio público: Geena Davis fez cenas com vários candidatos de última hora e um deles era Brad Pitt.

A atriz descreveu mais tarde que ficou tão impressionada que os nervos a atrapalharam e julgou que lhe tinha estragado o teste. Só que também foi ela que, quando Scott e o diretor de casting discutiam quem devia ser escolhido, ofereceu uma sugestão sem ninguém lha pedir: o tipo loiro.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.