
Alec Baldwin estava a ensaiar uma cena em que apontava uma arma cenográfica para a lente da câmara quando disparou contra a diretora de fotografia Halyna Hutchins, avançou a imprensa americana, que cita o depoimento do realizador do filme "Rust" sobre a tragédia. O momento não terá sido filmado.
Joel Souza, que estava em pé atrás de Hutchins quando a arma foi disparada, disse que ouviu algo que "soou como um chicote e depois um estalo forte", de acordo com o seu depoimento, divulgado à comunicação social no domingo à noite.
Alex Baldwin estava "sentado num banco de igreja no set, a ensaiar. Joel Souza disse que estava a olhar por cima do ombro de Halayna" quando ouviu o tiro, informou a NBC News.
De acordo com o depoimento do realizador, Hutchins "queixou-se de dores e colocou a mão na barriga".
"Joel também disse que Halayna começou a tropeçar para trás e recebeu ajuda para se sentar no chão", segundo a NBC.
"Joel explicou que estava a sangrar no ombro e que conseguia ver o sangue em Halayna", acrescentou o depoimento.
A diretora de fotografia, de 42 anos, foi atingida na quinta-feira por um tiro no peito quando Alec Baldwin disparou a arma cenográfica - que tinham informado que era segura - durante as filmagens do western de baixo orçamento "Rust", no Novo México. O óbito foi declarado algumas horas depois no hospital.
Joel Souza, de 48 anos, foi internado e recebeu alta poucas horas depois.
A polícia continua a investigar o incidente e executou uma ordem de busca e apreensão no set.
Alec Baldwin foi interrogado pelos detetives em Santa Fé e está a cooper plenamente com a investigação.
As atenções também se concentram no assistente de realização Dave Halls, que entregou a arma ao ator, e na especialista em armas da produção, Hannah Gutierrez-Reed, de 24 anos.
Até o momento, no entanto, não aconteceram detenções.
O incidente aconteceu após uma pausa para o almoço, declarou o realizador no seu depoimento à polícia, que não tem certeza se a segurança da arma foi verificada novamente após o descanso.
Um operador de câmara afirmou que o incidente não foi filmado porque o elenco e a equipa ainda estavam a preparar-se para a cena.
Os novos detalhes foram revelados enquanto os amigos e colegas de Hutchins, muito abalados, se juntaram numa vigília em homenagem à diretora de fotografia em Burbank, perto de Los Angeles.
A tragédia provocou um aumento nos pedidos para proibir o uso de armas de fogo reais nos sets de Hollywood.
Uma petição no site change.org reuniu mais de 22 mil assinaturas para a adoção da medida e Dave Cortese, democrata eleito para o Senado da Califórnia, anunciou que apoiará um projeto de lei para proibir munição real nos sets do estado.
Comentários