A segunda edição do festival é encabeçada pelos Godspeed You! Black Emperor, que regressam a Portugal passada quase uma década, e conta com mais 12 nomes, cinco dos quais em estreia absoluta, três sessões de cinema, uma 'listening party' e uma exposição.

O festival conta ainda com a estreia em Portugal de Bohren & Der Club of Gore (na foto), Amenra, Ufomammut, Oxbow (em duo) e Necro Deathmort e com os portugueses Black Bombaim, Process of Guilt e RA/Löbo.

Para além dos concertos, que vão ser distribuídos durante os dias 27 e 28 de outubro pelo espaço do Hard Club, no Mercado Ferreira Borges do Porto, e pela Sé, haverá ainda a projeção dos filmes “Intrument”, “In Between the Notes” e “ISIS: the videos” (este último em estreia mundial), uma exposição no átrio do Hard Club e uma listening party do novo álbum dos Neurosis, naquela que será a primeira audição oficial em todo o mundo do novo trabalho da banda norte-americana.

A primeira atividade do festival, à moda de um dia zero, como considera a organização, está apontada para esta sexta-feira no Passos Manuel. Os norte-americanos Barn Owl regressam ao Porto depois de terem dado um dos concertos considerados mais surpreendentes da edição de 2011 do Amplifest. A sala já se encontra totalmente lotada.

Esta é a segunda edição do Amplifest, um festival que, explicam os organizadores, pretende propor partilha entre artistas e audiência. "As bandas, assim como os realizadores, foram todas convidadas a passar o fim-de-semana connosco, assistirão aos concertos umas das outras e estarão no Hard Club durante os dias 27 e 28", afiançam.