O concerto acontece em Londres, em frente ao edifício The Gherkin, no âmbito do projeto idealizado pelo português João Onofre, que chamou à instalação artística Box Sized DIE, estando a sua duração limitada à resistência do grupo.

“A caixa é à prova de som, determinando e limitando a duração do espetáculo ao período de tempo em que o oxigénio é consumido”, pode ler-se num comunicado, sobre a instalação, atualmente em Londres no âmbito da quarta edição da exposição Sculpture in the City.

Fora da caixa – um cubo de aço com 183x183 cm, que será hermeticamente fechado após a entrada da banda -, conseguir-se-á, apenas, sentir as vibrações no interior do cubo e assistir à entrada e saída dos membros da banda.

O concerto de amanhã será o primeiro de muitos para os Unfathomable Ruination, que na sua página de Facebook brincaram: “De acordo com os médicos, vamos todos morrer… Desafio aceite”. A façanha será repetida três vezes por semana, sempre às 18h00, até 1 de agosto.

A ideia de João Onofre tem sido posta em prática desde 2007, tendo já passado por Tokyo, Paris, Barcelona e Suiça, entre outros locais.