No início da semana, o seu amigo do peito Bosstsy Collins já havia revelado, através do Twitter, que o cantor soul tinha sido diagnosticado com a doença enquanto se encontrava no hospital a receber tratamento para um surto de pneumonia. No entanto, a confirmação oficial só chegou agora.

“Devido às histórias que andam a circular acerca da saúde do ícone da soul Bobby Womack, sentimos necessidade de esclarecer as coisas. Temos o prazer de anunciar que o Bobby teve alta hospitalar ontem depois de almoço, depois de ter recuperado de uma pneumonia com sucesso”, escreveram os seus representantes na rede social, continuando: “O Bobby tem cancro e deverá ser submetido a uma cirurgia no final deste mês”.

O próprio Womack revelou: “A minha família, amigos e eu estamos a contar com uma cirurgia de sucesso e uma rápida recuperação. Quero agradecer a todos os meus fãs pelas suas orações, pelo amor e pelos desejos de melhoras. Estou ansioso por ver-vos na estrada, a apoiar o meu trabalho”.

Recorde-se que o novo álbum de Bobby Womack, “The Bravest Man In The Universe”, é editado a 11 de junho. Co-produzido por Damon Albarn, dos Blur, e Richard Russel, da XL Recordings, o disco – o primeiro de Womack em 18 anos, sucessor de “Resurrection” - foi gravado no ano passado entre o estúdio de Albarn, em Londres, e Nova Iorque.

Sara Novais