«Disco Voador», com letras de Regina Guimarães e música original dos Clã, é o resultado de um desafio que Dario Oliveira, diretor do festival de Curtas de Vila Do Conde, lançou à banda portuguesa.

Os Clã foram assim convidados para o projeto «Estaleiro», de Vila do Conde, para desenvolverem um trabalho composto de raiz vocacionado para o público infantil, dos 06 aos 12 anos. Em janeiro estrearam o espetáculo assente nessas canções, agora registadas em disco.

É a primeira vez que o grupo entra neste universo dos mais pequenos, mas nem por isso infantil.

Manuela Azevedo, vocalista dos Clã, explicou em janeiro à agência Lusa que «Disco Voador» tem como tema «os mais novos, as suas emoções, as suas realidades, os seus sonhos».

Com letras de Regina Guimarães, «Disco Voador» pretende estimular os mais novos para outras sonoridades, com uma abordagem lírica apoiada sobretudo em histórias com as quais se identifiquem.

«Uma das razões que nos levaram a desafiá-la para este projeto foram as coisas que tínhamos lido dela para crianças», explicou Manuela Azevedo, acrescentando que «Regina desafia os miúdos, não tem medo das palavras, de torcer as coisas, de inventar coisas esquisitas. Considera-os como espetadores e como recetores de histórias e de experiências, leva-os muito a sério».

Dos Clã, que completaram 18 anos em novembro, fazem parte Hélder Gonçalves (baixo) Miguel Ferreira (teclados), Pedro Biscaia (teclados), Pedro Rito (baixo), Fernando Gonçalves (bateria) e Manuela Azevedo (voz).

Antes de «Disco Voador», os Clã editaram «Cintura», em 2007.

SAPO/Lusa