Atlas Sound não é mais do que o projecto a solo de Bradford Cox, vocalista dos Deerhunter cujo percurso em nome próprio conta com dois álbuns, "Let The Blind Lead Those Who Can See But Cannot Feel" (2008) e "Logos" (2009).
É este último que o norte-americano vem apresentar esta sexta-feira ao Lux, em Lisboa, ainda que as canções deste disco não sejam necessariamente as mais recentes da sua autoria - prolífico como poucos desde a adolescência, Coxé um ávido melómano e músico e o seu blogdá provas dessa dedicação (concentrando tanto demos suas como mixtapes de artistas que admira).
Além da singularidade da sua obra, que viaja da dream pop ao shoegaze ou do indie rock a domínios mais experimentais ou psicadélicos, também a sua figura o torna num músico à margem - Cox sofre do síndroma de Marfan e, por isso, é atipicamente alto, disformee esguio.
Se a isso se juntar a sua homossexualidade assumida, percebe-se que o mentor dos Deerhunter é alguém que teve de lidar desde cedo com a diferença, aspecto que acaba por marcar inevitavelmente as suas composições. Felizmente, Cox nunca chega sequer a aproximar-se da auto-comiseração e prefere desenhar canções (ou esboços) onde a introspecção junta nostalgia e melancolia mas também encanto e luminosidade.
O resultado nem sempre é de adesão imediata, embora "Logos" seja um disco mais equilibrado e arrumado do que o algo disperso "Let The Blind Lead Those Who Can See But Cannot Feel". E até conta com convidados especiais em dois dos seus melhores momentos, "Walkabout" - com Noah Lennox, dos Animal Collective - e "Quick Canal" - interpretado por Laetitia Sadier, dos Stereolab.
Ao vivo, Cox deverá apresentar-se sozinho em palco, ainda que a noite no Lux convoque outra dupla para a primeira parte - os portuguesesAquaparque, numa actuação com temas do seu primeiro álbum, "É Isso Aí" (2009), e alguns inéditos.
Local: Lux Frágil, Lisboa
Data: Sexta-feira, 4 de Junho
Início: 22h
Entrada: 7€ (Bradford Cox decidiu, juntamente com os promotores do espectáculo, que os bilhetes não permanecerão ao preço inicial de 15 euros. O artista reduziu o seu pagamento pelo concerto para metade e a organização está a tirar mais de metade do preço inicial, devido a grande parte do público local não ter capacidade financeira de presenciar o espectáculo, no contexto da situação económica nacional e global. O público que já adquiriu o bilhete poderá reaver os seus 8 euros de reembolso na loja onde o tenha comprado - Flur ou Matéria Prima - bem como na sala onde o concerto irá decorrer, a partir das 21h30, quando abrir a bilheteira do Lux)
Atlas Sound e Noah Lennox - "Walkabout":
Atlas Sound e Laetitia Sadier - "Quick Canal":
Deerhunter - "Strange Lights":
Comentários