O Festival Eurovisão da Canção, que está a decorrer em Liverpool, no Reino Unido, conta com 37 países em competição, entre os quais Portugal, representado por Mimicat com o tema “Ai Coração”.

As semifinais acontecem esta terça-feira e na quinta-feira e a final no sábado, mas o festival já está a decorrer há alguns dias, com os participantes a participarem em ensaios, conferências de imprensa e numa série de atividades paralelas.

A emissão arrancou com um pequeno vídeo que recordava a vitória da Ucrânia, em 2022, e a escolha de Liverpool para a cidade anfitriã da edição número 67 do Festival Eurovisão da Canção. A abertura contou com uma pequena participação de Carlos III e da nova rainha, Camilla Parker Bowles - veja aqui o vídeo.

Já em palco, várias crianças britânicas e ucranianas protagonizaram um momento emotivo ao som de "Together in Electric Dreams", tranformado em "Mayak", do grupo ucraniana The Hardkiss - a vocalista Julia Sanina é uma das apresentadoras da semifinal, lado a lado com Hannah Waddingham e Alesha Dixon.

Ditam as regras que o país que acolhe o concurso é o que o venceu no ano anterior. No ano passado, a Ucrânia foi a vencedora, com “Stefania”, da Kalush Orchestra, mas a guerra que há mais de um ano assola o país acabou por levar a União Europeia de Radiodifusão (EBU), que organiza o concurso, a decidir que seria o Reino Unido, segundo classificado, o país-anfitrião.

No ‘quartel-general’ do concurso que foi montado na Liverpool Arena, esta terça-feira competem 15 países por 10 lugares na final. Os países em competição serão, por ordem de apresentação: Noruega, Malta, Sérvia, Letónia, Portugal, Irlanda, Croácia, Suíça, Israel, Moldávia, Suécia, Azerbaijão, República Checa, Países Baixos e Finlândia.

Veja as atuações:

1. Noruega | Alessandra – Queen of Kings 

A Noruega com "Queen of Kings", na voz de Alessandra, foi a primeira a subir a palco. Acompanhada por quatro bailarinos e vestida como uma rainha viking, a artista colocou o público ao rubro e aqueceu o início da noite.

Veja aqui.

2. Malta | The Busker – Dance (Our Own Party)

Com uma energia contagiante, os The Busker convidaram todos para a sua dança e o público respondeu afirmativamente. Durante a atuação, a banda surpreendeu ao mudar de roupa em poucos segundos.

Ver aqui.

3. Sérvia | Luke Black – Samo Mi Se Spava

Depois da festa dos The Busker, Luke Black transportou-nos para o seu mundo surrealistas e repleto de flores.

Ver aqui.

4. Letónia | Sudden Lights - Aijā

Este ano, o festival da Eurovisão conta com várias bandas e o grupo de rock alternativo da Letónia trouxe algumas 'vibes' de Arctic Monkeys ao palco de Liverpool. "Aijã" conta com título na língua do país, mas o tema é cantado em inglês.

Ver aqui.

5. Portugal | Mimicat - Ai Coração

"Ai Coração", de Mimicat, foi a quinta canção a ser apresentada no palco da primeira semifinal. Com a atuação, a artista portuguesa animou a arena.

Ver aqui.

6. Irlanda | Wild Youth – We Are One

Inspirado por Elvis Presley ou Harry Styles, o vocalista dos Wild Youth aqueceu os corações e colocou o público a cantar a uma só voz o refrão orelhudo.

Ver aqui.

7. Croácia | Let 3 - Mama ŠČ!

A atuação 'alternativa' não deixou ninguém indiferente.

Ver aqui.

8. Suíça | Remo Forrer - Watergun

Remo Forrer surpreendeu o público com uma atuação forte e emotiva. Com "Watergun", o jovem promete conquistar as playlists de música pop dos serviços de streaming.

Ver aqui.

9. Israel | Noa Kirel – Unicórnio

Caixa de luz, bailarinos e ritmo pop: Israel trouxe dança e festa a Liverpool.

Ver aqui.

10. Moldávia | Pasha Parfeni – Soarele și Luna

Pasha Parfeni é um repetente no palco do festival. Este ano, o artista apresentou um tema escrito pela sua esposa.

Ver aqui.

11. Suécia | Loreen – Tattoo

Depois de ter vencido o concurso em 2012 com "Euphoria", Loreen está de volta e a apostar todas as cartadas para voltar a levar o troféu para casa.

Ver aqui.

12. Azerbaijão | TuralTuranX – Tell Me More

Os irmãos gémeos de Baku derreteram coração com o seu estilo vintage.

Ver aqui.

13. Chéquia | Vesna – My Sister’s Crown

Este ano, a Chéquia fez-se representar por uma banda composta por seis mulheres.

Ver aqui.

14. Países Baixos | Mia Nicolai & Dion Cooper – Burning Daylight

Ver aqui.

Os Países Baixos voltaram a apostar numa fórmula vencedora com um tema a fazer lembrar Duncan Laurence.

15. Finlândia | Käärijä - Cha Cha Cha

O desfile de canção terminou com "Cha Cha Cha", de Käärijä.

Ver aqui.

Na quinta-feira, serão 16 os países a competição por outros dez lugares na final. São eles, por ordem de apresentação: Dinamarca, Arménia, Roménia, Estónia, Bélgica, Chipre, Islândia, Grécia, Polónia, Eslovénia, Geórgia, São Marino, Áustria, Albânia, Lituânia e Austrália.

Na final, marcada para sábado, aos 20 países selecionados nas duas semifinais juntam-se mais seis: os chamados “Cinco grandes” (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Itália) e a Ucrânia, que deveria ser o país-anfitrião.

Embora não estejam em competição nas semifinais, os temas de França, Alemanha e Itália são apresentados na primeira semifinal e os de Espanha, Ucrânia e Reino Unido na segunda.

De acordo com a média de várias casas de apostas, calculada pelo ‘site’ eurovisionworld.com, especializado no concurso, os três favoritos a vencerem este ano o concurso são a Suécia, a Finlândia e a Ucrânia.

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo, entretanto, falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016). Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.

Portugal venceu pela primeira e única vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, o concurso.

Em 2022, Portugal esteve no Festival Eurovisão da Canção com “Saudade, saudade”, de Maro, que alcançou o 9.º lugar no concurso.