O espetáculo vai ter como convidado especial o fadista Paulo Bragança, autor de um dos doze temas incluídos no álbum.

Dos doze temas escolhidos para «Eu Sou Assim», quatro são da autoria da cantora que lança assim um disco de estreia com voz, guitarra, viola e baixo, notoriamente influenciado pelo fado onde, de vez em quando, o saxofone e as percussões o fazem percorrer outras sonoridades.

Desde muito nova, Rita demonstrou um enorme talento para a música. Recebeu aulas de piano e de guitarra clássica e ao longo dos tempos compôs diversos temas e escreveu poesia.

Apesar de cantar de vez em quando no Sr. Vinho, em Lisboa, gostava mais de o fazer entre amigos e foram esses amigos que a incentivaram a ir mais além, e daí só agora se ter decidido a gravar o primeiro disco e enveredar pela carreira artística.

Produzido pelo guitarrista Paulo Parreira, a composição do álbum contou com a participação de Rogério Ferreira (viola de fado), Francisco Gaspar (baixo e contrabaixo), Miguel Monteiro (saxofone) e André Pinto (percussões).

O concerto de Rita decorrerá logo após o espetáculo de homenagem ao seu pai José Luís Gordo, um dos poetas–referência do fado e autor de «Até Que a Voz Me Doa», entre outros grandes êxitos, cujo alinhamento reúne mais de quatro décadas de carreira e que terá lugar na Sala principal do Teatro São Luiz.