A Festa do Jazz tem-se tornado o principal ponto de encontro anual do jazz português, palco de estreias, experimentação e também de "saudável competição" entre alunos de escolas de jazz de norte a sul do país, afirma o diretor artístico, Carlos Martins, na nota de intenções.

Do programa destaca-se, por exemplo, a atuação da cantora Sara Serpa, no dia 6, com o projeto Fragmentz Ensemble, no qual pretende explorar as potencialidades da voz, convidando as cantoras Joana Machado, Joana Espadinha, Mariana Norton e Margarida Campelo.

Nesse mesmo dia, a Festa do Jazz recordará ainda o compositor Bernardo Sassetti, que morreu em maio de 2012, com quase uma dezena de músicos - Carlos Barretto, Mário Delgado ou Júlio Resende - a recordarem a obra do pianista.

Bernardo Sassetti "foi o músico que melhor e mais vezes expressou a alegria que sentia com este encontro nacional da música improvisada", justificou a organização.

Haverá ainda tempo para explorar primeiras obras discográficas, como "Varandas do Chiado", que o contrabaixista Massimo Cavalli, italiano radicado em Portugal desde os anos de 1990, apresentará em concerto, no dia 7 de abril, e "Aljamia", estreia do Coreto Porta-Jazz, formação liderada pelo músico João Pedro Brandão.

Destaque ainda para a dupla Maria João e Mário Laginha, com cantora e pianista a gravarem juntos o álbum "Iridescente", a apresentar ao vivo, no dia 7.

Parte substancial da Festa do Jazz tem sido dedicada às escolas de jazz e aos músicos, sendo atribuídos prémios às melhores formações.

Este ano atuarão 14 combos de diversas escolas de música (cursos não superiores), como a Academia Municipal das Artes da Nazaré, as escolas de jazz do Barreiro e do Porto, e a escola do Hot Clube de Portugal.

O Sexteto do Conservatório da Jobra, eleito em 2012 o "Melhor Combo", também estará presente.

@Lusa