
A abrir os espetáculos do festival do Crato, a 29 de agosto, e para dar as "boas-vindas" vai estar a Filarmónica do Crato. Neste primeiro dia, a celebração do Fado Património da Humanidade vai estar na voz de Mafalda Arnauth.
Antes de Ricardo Lino Project, que encerrará a primeira noite do festival do Crato, sobem ao palco os nomeados para os Prémios MTV 2011 e vencedores dos Globos de Ouro de 2012, os Amor Electro.
Na segunda noite do festival, a 30 de agosto, celebra-se o ritmo e as batidas do hip-hop e do funk. A abrir os espetáculos vai estar a música do Projeto PeSSoaS, uma banda da região.
A noite segue com a atuação de uma "banda de culto para todos os amantes da música negra". A "energia irreverente" dos Cais do Sodré Funk Connection vai sentir-se na vila alentejana.
Antes do Dj Tiago Santos, da Rádio Oxigénio, que encerrará esta segunda noite do festival do Crato, é a vez de o considerado pai do hip-hop português, Boss AC, interpretar os temas do seu mais recente disco «AC Para os Amigos» combinados com as músicas dos álbuns anteriores.
A bossa nova jazzy do Grupetto vai abrir os espetáculos da terceira noite do festival do Crato, a 31 de agosto. Posteriormente, é e vez de A Naifa tomar conta do palco, marcando presença na edição de 2012 do festival, ano de lançamento do quarto álbum de originais do coletivo.
Antes do Dj Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés, subir a cabine e tomar conta dos "pratos", atuação que encerrará a terceira noite do festival, dá-se o regresso de um dos mitos da música pop feita em Portugal chamado Sétima Legião, no âmbito de uma digressão única de comemoração do 30º aniversário do grupo.
A noite que encerra o Festival do Crato apresenta "a mais internacional seleção nacional", com "o melhor da música portuguesa que se ouve lá fora", afiançam os organizadores.
Neste sentido, a abrir a noite, o Crato vai assistir aos ritmos quentes da “Lisboa Mulata”, vista pela banda que é hoje um fenómeno nos Estados Unidos da América, após ter sido parte integrante de um conjunto de entrevistas que o chef Anthony Bourdain fez para o seu programa "No Reservations". Estamos a falar dos Dead Combo & Royal Orquestra das Caveiras.
Logo a seguir, e pela primeira vez no festival do Crato, atuará um dos considerados mais importantes músicos, compositores e artistas da música portuguesa, de seu nome Pedro Abrunhosa, juntamente com o seu Comité Caviar.
O kuduro progressivo dos Buraka Som Sistema é a atuação que se segue. A mais internacional das bandas portuguesas, cuja batida se ouve nas discotecas de todo o mundo, de Copenhaga a Nova Iorque, do Rio de Janeiro a Tóquio, marca assim presença na 28ª edição do certame.
Cabe ao projeto No Dj's Antena 3 animar a última madrugada de música no Crato.
Paralelamente, o festival contempla ainda a tradicional Feira de Artesanato e Gastronomia. Aqui podem ser degustadas iguarias e petiscos da comida tradicional alentejana e, no artesanato, podem ser vistos barros de Flôr da Rosa e as cantarias de Gáfete, entre outros.
A organização adianta ainda que vai estar disponível uma zona com permissão para acampar, junto ao Parque Aquático, muito perto do recinto, com condições melhoradas e destinada aos portadores do passe de quatro dias, permitindo acolher os visitantes do festival, em função do espaço disponibilizado.
As informações sobre os horários dos concertos, as mostras de artesanato e gastronomia e outras atividades programadas serão brevemente anunciadas.
Comentários