Filipe Pinto, que se deu a conhecer num concurso televisivo de talentos musicais e editou em 2012 o álbum "Cerne", foi eleito o melhor artista nacional pela MTV Portugal e candidata-se ao prémio de "Melhor artista global".

A partir de hoje, Filipe Pinto competirá com os restantes vencedores do sul da Europa (Espanha, França, Itália e Grécia), pela oportunidade de ser um dos artistas finalistas, para a luta pelo título de "Melhor Artista Global".

Este é um dos prémios regionais dos Prémios Europeus de Música, atribuídos anualmente pela MTV, e cuja cerimónia acontece a 10 de novembro em Amesterdão.

Filipe Pinto competia pelo "Best Portuguese Act", juntamente com Os Azeitonas e The Gift, o músico reggae Richie Campbell e a cantora Mónica Ferraz.

Os EMA, prémios anuais da MTV, distinguem a recente produção musical do universo pop rock e hip hop e cumprem 20 anos de existência.

Este ano, os que somam mais nomeações são o cantor norte-americano Justin Timberlake, repetente nestes prémios, e a dupla do rapper Mackleamore, com o produtor Ryan Lewis, ambos candidatos em cinco categorias.

A MTV, que é hoje uma rede de canais de entretenimento e de música, realiza os prémios EMA desde 1994, ano em que a cerimónia aconteceu em Berlim, junto às Portas de Brandemburgo.

Desde então, a cerimónia decorre todos os anos numa cidade europeia diferente, como Londres, Madrid, Paris, Munique, Liverpool, Belfast e Lisboa.

A MTV Portugal opera no território português desde julho de 2003.

@Lusa