«As bandas filarmónicas assumem um importante papel social e sociológico, sobretudo na zona norte do país», destaca a organização. Assim a 15 de julho, no Centro de Artes e Espectáculos S. Mamede, a Banda Musical de Pevidém apresenta o concerto «Música com filmes, filmes com música».

O espetáculo tem como mote o facto de alguns temas musicais ficarem associados a certos filmes, bem como o inverso, através da interpretação de alguns destes exemplos.

A organização de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura destaca ainda que, tendo em conta que o verão é «o período de pico da atividade das bandas filarmónicas», os meses de julho e agosto concentram diferentes atuações.

A Orquestra Jovem de Pevidém, que representa a evolução do conceito tradicional de banda filarmónica para banda em concerto, atua, a 20 de julho, às 21h30, no Centro Pastoral das Taipas.

Já a 2 de agosto, às 21h30, a Banda Musical de Pevidém toca no Largo da Oliveira, enquanto a 11 de agosto a orquestra juvenil sobe ao palco do Salão Paroquial de Pevidém, também às 21h30. Todas as apresentações têm entrada gratuita.

O projeto «Banda Larga» visa reconhecer e destacar o papel das bandas filarmónicas no panorama musical português e também na região do Minho, onde existem mais de 30 agrupamentos deste género.

«Um dos principais objetivos do programa de Música, e que é transversal à programação da Capital Europeia da Cultura, é fomentar a ligação ao património e às tradições, bem como elevar a música a instrumento de celebração, inclusão e aproximação das pessoas», conclui a organização.