Com versos da antiga Pérsia, torneios de poetry slam, tardes de fado e homenagens a Patti Smith, Al Berto, Almada Negreiros, Zeca Afonso e Mário Viegas, a proposta de Alexandre Cortez, que foi também o baixista dos Rádio Macau, para a agenda cultural de julho é que esta seja a «Estação da Palavra».

«A palavra é o meio de locomoção das ideias e do pensamento. A palavra comunica, anuncia e, quando se cala, pode ter a força de mil palavras. Na Baixa-Chiado PT Bluestation a palavra vai vestir-se de música, rimas, histórias e imagens», antevê Alexandre Cortez.

Em agosto, é a vez de o fundador e guitarrista dos Xutos & Pontapés nos guiar numa viagem musical de várias décadas sob o tema «Rock 'n' Roll». Dos anos 50 até hoje, o objetivo consiste em percorrer as transformações históricas da sociedade, tendo a música como fio condutor. «O rock n'roll é, antes de mais, um estado de alma, é algo que se instala no sangue», considera Zé Pedro.

Cada semana do mês de agosto é dedicada a uma década. Logo no primeiro dia arranca-se nos anos 50, «o começo de tudo, quando o vestuário mudou, os penteados mudaram e o ritmo mexeu de vez com o comportamento de uma geração», diz.

Seguem-se os anos 60 (com referências ao movimento hippie e ao mítico Woodstock), a década de 70 (com o nascimento do punk) e passa-se depois para os anos 90 (com destaque para a música grunge).

A última semana de agosto marca a entrada no ano 2000, abrindo portas a uma reflexão sobre as vantagens e desvantagens da disseminação da Internet em todas as áreas, passando inevitavelmente pela forma como criamos, produzimos e consumimos música. «As novas tecnologias entraram no ADN desta nova geração de criadores», afiança Zé Pedro.

Desde setembro de 2011, quando foi inaugurada, a Baixa-Chiado PT Bluestation já recebeu mais de 300 eventos, desde bailado, teatro, concertos, exposições e desfiles de moda, entre outros.

A agenda completa está disponível em facebook.com/PTBluestation e todos os dias são de entrada livre.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.