Com sede em Brooklyn, os Fleshtones nasceram em Queens, Nova Iorque, ano de 1976. Peter Zaremba (voz, harmónica e orgão), Keith Streng (guitarra e voz), Lenny Calderon (bateria e voz) e Marek Pakulski (baixo e voz), quatro nomes que viriam a marcar a história do rock. Em 1976 fazem a sua estreia ao vivo no CBGB, no ano seguinte partilham sala de ensaios com os Cramps, e em 78 assinam pela editora dos Suicide (Red Star). Já nos anos 80 voltam a gravar o seu primeiro single – American Beat - para a banda sonora de «Solteiros e Tarados» saltam da Red Star para a I.R.S., casa dos R.E.M., vêm um dos seus membros tornar-se apresentador da MTV e abrem para Chuck Berry e James Brown. Os 90’s trazem a primeira mudança na formação original (no baixo, sai Pakulski e entra Ken Fox).

«Strange Moosic» marca o regresso dos Herman Dune, banda de culto parisiense composta pelo vocalista/guitarrista David-Ivar Herman Dune e pelo baterista Neman Herman Dune. Com uma história ligada a John Peel, para o qual gravaram mais de 10 sessões, e ao DIY, os Herman Dune têm mais de 12 álbuns editados, a grande maioria por devotas, mas totalmente anónimas, editoras, com sede em dormitórios de faculdade ou casa dos pais.

Sucessor de «Next Year in Zion» (2008), «Strange Moosic» é mais do mesmo, com acrobacias líricas, fraseado e cadência da voz de David a remeter para Bob Dylan, Chuck Berry, Jonathan Richman ou David Berman, e a bateria de Neman a roubar o que pode a Charlie Watts, Can e Mo Tucker.

Destaque para o vídeo de «Tell Me Something I Don’t Know», primeiro single, onde encontramos Jon Hamm, mais conhecido enquanto Don Draper em «Mad Men». Além da edição «standard», está também disponível uma versão limitada, onde o novo disco de Dune vem embalado num livro de capa dura, do tamanho de um sete polegadas.

Finalmente, «Thao & Mirah», com o selo da Kill Rock Stars, é então o terceiro trabalho das cantautoras Thao Nguyen e Mirah Yom Tov Zeitlyn. Produzido (e por vezes cantado e/ou escrito) pela grande sensação indie pop de 2011 Merrill Garbus aka tUnE-yArDs de seu nome, «Thao & Mirah» foi gravado nos estúdios Tiny Telephone, propriedade de John Vanderslice. Destaque para a memorável versão de «Hallelujah», onde Mirah e o seu sussurro fazem maravilhas.

Reconhecidas cantautoras, Thao Nguyen e Mirah Yom Tov Zeitlyn juntaram-se pela primeira vez em 2010, depois de um convite para um concerto a dois durante o Noise Pop Festival em San Francisco, California. A experiência correu bem e originou uma tournée.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.