Com tradução de Ricardo Marques, "O mar de coral" foi publicado originalmente em 1996 e nele Patti Smith relata a longa viagem de um homem pelo mar para ver uma constelação, numa homenagem ao amigo e fotógrafo norte-americano Robert Marpplethorpe, falecido em 1989.

João Concha, fundador e editor da não (edições), explicou à agência Lusa que, para lá da admiração pessoal pela obra de Patti Smith, "fez todo o sentido" publicar a obra por se adequar a um critério editorial da chancela: "Divulgar entre nós facetas ou obras menos conhecidas de escritores e/ou artistas multidisciplinares".

O lançamento de "O mar de coral" está marcado para sábado, na igreja anglicana de St. George, em Lisboa, com uma atuação de David Cranmer e Salwa Azar e leitura da obra pelo editor e pelo tradutor.

Além de ser um livro, "The Coral Sea" serviu de base à edição de um álbum ao vivo, homónimo, em 2008, que Patti Smith gravou com o guitarrista Kevin Shields, dos My Bloody Valentine, e a uma instalação artística inaugurada naquele ano.

Patti Smith, 67 anos, que atuará em junho no festival Primavera Sound, no Porto, é uma das figuras de referência da cultura punk rock, tendo publicado também cerca de uma dezena de livros.

Da autora foram editados em Portugal os títulos "Ha! Ha! Houdini" (&etc) e "Witt" (Assírio & Alvim), ambos nos anos 1980, assim como "Miúdos" (Quetzal) em 2011.

Patti Smith republicou "The Coral Sea" em 2012, acrescentando-lhe fotografias de Robert Mapplethorpe, mas a edição portuguesa não incluirá imagens do artista norte-americano.

A não (edições), dedicada sobretudo à poesia, foi fundada em Lisboa em 2013, tendo publicado, desde então, pela mão de João Concha e em quatro coleções diferentes, obras de César Vallejo, D. H. Lawrence, Edward Lear, Filipa Leal, João Bosco da Silva, Manuel Gutiérrez Nájera e Ricardo Tiago Moura.

"O mar de coral" junta-se a uma coleção da qual fazem parte os títulos "Amores-perfeitos/Pansies", de D.H.Lawrence, "Onze poetas do modernismo hispano-americano" e "Duas janelas/Dos ventanas", antologia de Jaime Siles.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.