![Mais de 30 concertos gratuitos no festival Gaia World Music](/assets/img/blank.png)
O programa inclui música de diferentes géneros e visa "promover e dinamizar um património rico, mas tantas vezes votado ao esquecimento", lê-se em comunicado.
No âmbito deste festival, locais tão diversos como o Convento Corpus Christi, o Coreto de Canelas, o Cais de Gaia ou a Casa-Museu Teixeira Lopes receberão concertos e atuações de géneros distintos, como dança, grupos corais, ranchos folclóricos, órgão ibérico ou filarmónicas.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, defendeu que a região "precisa de apostar" em "momentos de internacionalização" de forma a "afirmar-se". Daí que o Gaia World Music tenha como objetivo servir uma faixa etária que procura o concelho também pelas suas tradições, afirmou.
Neste âmbito o projeto tem uma comparticipação que Vítor Rodrigues adjetivou de "importante" do ON2-Programa Operacional Regional do Norte dada a "lógica metropolitana do próprio evento".
Segundo o autarca, algumas estatísticas indicam que setembro é o mês em que mais pessoas de uma determinada faixa etária voltada para um tipo de programação visitam a região, estando assim, em marcha um projeto "para colmatar a lacuna cultural dedicada ao nicho que gosta da vertente tradicional".
Vítor Rodrigues falou ainda de trabalhos sobre turismo que apontam "muitas primeiras visitas" à região, mas que "falta fazer um trabalho de captação da segunda e da terceira visitas".
"Isso passa muito pela diversificação da oferta cultural. Temos de perceber que temos públicos que nos procuram para assistir a festivais como o Marés Vivas, mas também temos públicos, e são cada vez mais, que quando nos procuram querem também perceber as nossas tradições, o nosso modo de vida", disse Vítor Rodrigues.
O Gaia World Music tem início no próximo sábado, às 16:00, com o Encontro de Tradições e Etnografia no Cais de Gaia, no âmbito do qual atuarão dois ranchos folclóricos e a Associação Cultural Casa da Eira.
A abertura oficial do festival acontecerá mais tarde, a partir das 21:00, no Mosteiro da Serra do Pilar, com as atuações do KALE - Companhia de Dança e de Helena Sarmento, que entoará o "Fado dos Dias Assim".
Do programa a autarquia destaca o dia 11 de setembro, com um concerto de órgão ibérico pela Associação Musical Pro-Organo (que atua novamente a 17, 18 e 25), e o dia 12, com os espetáculos "Percussões", pela Academia de Música de Vilar do Paraíso, e "Os Caminhos de Santiago", pelo Grupo Ultreia do Conservatório Regional de Gaia. A programação deste dia terá lugar no Mosteiro de Grijó.
O festival encerra a 28 de setembro, com todos os espetáculos desse dia concentrados no Cais de Gaia: Encontro de Fanfarras a partir das 15:30, Música e Danças Tradicionais e o Coro de Atores do Teatro Musical, às 17:00, e a cerimónia de encerramento, às 18:00.
Este festival é organizado pela autarquia de Vila Nova de Gaia que revelou estar a ponderar a realização de futuras edições deste evento.
@Lusa
Comentários