Na sua visita à redacção do SAPO, os editores convidados de hoje do SAPO Música destacaram alguns espectáculos que lhes ficaram gravados na memória.

A lista era extensa, mas a dupla conseguiu chegar a acordo quanto a alguns dos melhores. Aqui ficam quatro dos artistas recordados pelos dois elementos dos Clã:

Neil Young

"Estávamos em Vilar de Mouros, numa noite muito chuvosa, fizemos o concerto à chuva e ficámos encharcados. A seguir tocou o Neil Young e foi um concerto inacreditável, com músicos incríveis, todos a tocar muito, muito bem. Essa ideia do colectivo, de fazermos música juntos, é muito importante, e quando se consegue isso é um prazer inultrapassável. E eles fizeram isso muito bem. Estivemos no palco, ao lado, a vê-los tocar, e foi uma coisa maravilhosa", conta Manuela Azevedo ao relembrar a actuação do músico norte-americano.

Neil Young - "Hitchhiker":

Tom Waits

Não é todos os dias - nem todos os anos - que Tom Waits actua num palco próximo. E como Portugal não tem estado nos destinos do cantautor norte-americano, qualquer proximidade (mesmo que relativa) tem de ser aproveitada. "Tivemos a sorte de ver o Tom Waits em Barcelona há dois ou três anos. Fizemos a maluqueira de ir até lá. Tínhamos uns dias livres, comprámos os bilhetes e fomos", explica Hélder Gonçalves.
Manuela Azevedo garante que o esforço valeu a pena. "É um grande performer, as canções também são muito boas, mas tudo o que ele entrega em palco - o que experimentas ali e não experimentas em mais lado nenhum -, isso torna única uma noite como essa. É essa a maravilha dos concertos", acrescenta a vocalista dos Clã.

Tom Waits - "Heart Attack and Vine":

Queens of the Stone Age

"Queens of the Stone Age no Sá da Bandeira, no Porto, também foi muito bom. Foi o concerto mais alto que ouvimos na nossa vida. O som estava muito bom, mas alto", assinala Hélder Gonçalves.
Neste concerto, o casal não esteve sozinho. "Foi o primeiro concerto da Nara, ela ainda estava na barriga mas acho que começou aí a contaminação musical dela", salienta Manuela.

Queens of the Stone Age - "Little Sister":

Camané

Dos concertos nacionais, a vocalista dos Clãescolhe um dos nomes da nova geração de fadistas - com o qual colaborou no projecto Humanos: "Tenho de destacar o concerto que me rendeu ao fado, o do Camané no Rivoli, quando o Teatro Rivoli servia a cidade do Porto. Foi o primeiro concerto que vi dele, deixou-me absolutamente arrebatada e a ter, de repente, a revelação de que o fado era uma coisa séria".

Camané - "A Guerra das Rosas":

@Gonçalo Sá

O SAPO Música vai continuar a convidar figuras marcantes das mais diversas áreas do panorama musical português e internacional para que tragam o seu conhecimento e as suas opiniões ao site, enriquecendo-o com a sua experiência e visão do mundo da música.