O alinhamento do novo disco de Cecilia Bartoli, que pretende fazer um resumo da sua carreira da «mezzo-soprana» italiana, contempla as suas árias favoritas, com uma componente popular muito marcada, que integra arias de Handel e Mozart, o canto de Bellini e Rossini e tesouros abolsutos de Vivaldi. Além da edição regular, «Sospiri» será também lançado numa edição de luxo de dois discos, numa edição que inclui a primeira gravação de uma ária inédita de «Cervo in Bosco», de Farinelli, revisitações de clássicos como «O Barbeiro de Sevilha» e duetos com Bryn Terfel («Là ci Darem la Mano», de Mozart) e o falecido Luciano Pavarotti («Tutto Tacei», de Mascagni).

O segundo CD da edição de luxo apresenta ainda um conjunto de gravações do início da carreira de Bartoli, com interpretações de «Qui Sedes» (Bach), «Laudete Dominum» (Mozart) e «Fac ut Portem» (Rossini).

Quanto ao novo álbum da «mezzo-soprano» checa Magdalena Kožená, «Lettere Amorose», o foco é o barroco italiano, com uma colecção de canções de amor transalpinas do século XVII. «Lettera Amorosa» é, de resto, o nome de uma canção da época de Monteverdi. Segundo a cantora, «cresci com esta música e queria regressar a ela», referindo-se à sua educação musical no Conservatório de Brno na Checoslováquia comunista, quando fez dupla com um tocador de alaúde para interpretar canções seculares de Monteverdi e dos seus compatriotas.

«Esta música fala a pessoas que não se consideram especalistas em música clássica. Vem de uma época em que não havia nada equivalente à nossa divisão entre música clássica e música popular: era simplesmente a música que toda a gente ouvia e cantava. Alguns destes temas foram cantados nas igrejas mas outros eram música de rua e outras eram criadas para as pessoas se juntarem e cantarem e não para consumo de uma audiência». As selecções instrumentais foram gravadas por Pierre Pitzl dirigindo o ensemble Private Musicke e reforçando a atmosfera de época do disco.

Veja aqui o vídeo de apresentação de «Sospiri»:

Veja o vídeo de apresentação de «Lettere Amorose»:

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.