Vão passar pelo espaço dedicado à música eletrónica, no primeiro dia do certame de Algés, Daphni, Pantha Du Prince, Pearson Sound, Midland e Tasker, além do próprio Jamie xx, que traz ao evento duas novidades: “Girl” e “Sleep Sound”, que compõem o single em vinil de 12 polegadas, lançado no passado dia 5 de maio.
Daniel Victor Snaith, conhecido pelo sucesso do seu projeto Caribou, que irá atuar no Palco Optimus dia 11 de julho, foi convidado por Jamie xx a trazer até ao Palco Optimus Clubbing o seu projeto paralelo, designado Daphni. Com inspirações completamente distintas, Snaith apresentará no palco Clubbing sonoridades que assentam na eletrónica pura e sintetizadores não tão melódicos, que conquistaram o ano passado, ao primeiro disco do pseudónimo Daphni, “Jialong”, o Polaris Music Prize.
O compositor, produtor e artista conceptual Hendrik Weber, mais conhecido como Pantha du Prince, irá trazer até ao Passeio Marítimo de Algés o ritmo contagiante do seu trabalho, que passará certamente pelo seu último registo de estúdio, “Elements of Light”, editado em 2013 em parceria com o The Bell Laboratory. Este longa-duração é um projeto irreverente de Weber, que junta a música eletrónica, percursão e sinos - muitos e muitos sinos.
Sobe também ao palco neste dia David Kennedy, sob o pseudónimo de Pearson Sound. Considerado por muitos como um dos produtores mais inovadores da música de dança, David Kennedy é conhecido por não ter constrangimentos de estilo e por se mover ao ritmo que o corpo dança. Person Sound já remisturou artistas como Radiohead, The xx e M.I.A.
Tasker e Midland são os outros dois artistas que se juntam à programação Jamie xx and Friends. Com grande presença em Inglaterra, o londrino Tasker dá a voz a um reconhecido programa de rádio e é hoje em dia uma das principais atrações dos mais considerados clubes de dança em todo o mundo. Também Midland, um dos nomes mais atuais da cena eletrónica britânica e reconhecido produtor, irá constar da lista de convidados de Jamie Smith, para o primeiro dia do festival.
O Optimus Alive'14 tem data marcada para 10, 11 e 12 de julho, no Passeio Marítimo de Algés. Os bilhetes do festival, onde já estão confirmados Au Revoir Simone, Arctic Monkeys, A-Trak, Bastille, Beautify Junkyards, Ben Howard, Branko, Buraka Som Sistema, Booka Shade, Cap. Luvlace, Caribou, Cass McCombs, Cavaliers of Fun, Cherub, Chet Faker, Chromeo, D’ALVA, Daphni, Daughter, Drenge, Dillon Francis, Diplo, Elbow, Foster The People, Fritus Potatoes Suicide, Grrrl Riot, Interpol, Imagine Dragons, Jamie xx, JUBA, Jungle, Keep Razors Sharp, Kelis, Nicolas Jaar, Manuel Fúria e os Náufragos, MGMT, Midland, Nina Kraviz, Parquet Courts, PAUS, Pantha du Prince, Pearson Sound, Russian Red, Sam Smith, SBTRTK, Sequin, Sohn, Tasker, Temples, The 1975, The Black Keys, The Fishtails, The Last Internationale, The Lumineers, The Vicious Five, The Walks, The War on Drugs, Toddla T e Unknown Mortal Orchestra, encontram-se à venda nos locais habituais.
Comentários