Regis, produtor britânico e cofundador da editora Downwards, que atua no dia 29 de agosto, tem "um longo historial de produções e edições", sendo uma "referência do techno inglês", sublinhou Ilídio Chaves, da produtora Soniculture, promotora deste festival que se realiza naquele concelho no distrito de Coimbra.
Já Adam X, "nome de grande influência no desenvolvimento do techno no mundo" e que começou na cena nova-iorquina dos anos 1990, vai estar presente na festa "Before Forte", que se vai realizar fora do castelo, a 26 de agosto.
Outro nome destacado por Ilídio Chaves dos 17 que fecham o cartaz é Marcel Fengler, dj alemão que é residente no clube de Berlim Berghain, desde a sua abertura, e que vai atuar na festa "After Forte", a 30 de agosto, também fora do recinto do Forte.
Para além destes três nomes, foram confirmados Acronym, Adriana Lopez, Afonso Macedo, Amulador, Apart, Developer, Doudub, Expander, Headless Horseman, Manu, NX1, Rui Vargas, Subjected e XNX.
Segundo o responsável pela organização, o Forte procura por um lado "trazer referências e nomes importantíssimos" que marcaram a cultura da música de dança" e, por outro, "mostrar quem vão ser as influências do futuro", como é o caso de Subjected ou de Acronym, promovendo uma "ligação entre passado, presente e futuro".
Ilídio Chaves realçou ainda o espetáculo de abertura do festival Forte, a cargo do artista germânico Robert Henke, que vai apresentar pela primeira vez ao ar livre o seu espetáculo Lumière II, que estreou em fevereiro, no Centro Pompidou, em Paris.
O espetáculo de lasers de Robert Henke, para além de "futurista e vanguardista", é "extremamente exigente a nível técnico", necessitando de uma "configuração específica do espaço" e uma adaptação do próprio espetáculo ao castelo, sublinhou.
Os 17 nomes anunciados juntam-se ao também já confirmado Planetary Assault Systems, produtor britânico, à alemã Ellen Allien, à banda belga Front 242, aos também germânicos Paul Kalkbrenner, Marcel Dettmann e Extrawelt, aos norte-americanos Gaiser, Function e Vatican Shadow e ao italiano Donato Dozzy.
De acordo com Ilídio Chaves, a venda de bilhetes está a correr "bastante bem", sendo "expectável que fique esgotado muito antes da data do festival".
O Festival FORTE tem uma ocupação máxima de 5.000 pessoas por dia.
@Lusa
Comentários