O músico de 62 anos, que integrou a Yellow Magic Orchestra (YMO) nos anos 1970, anunciou aos seus seguidores que precisa de se afastar temporariamente da música para lutar contra a doença.

"Fui diagnosticado com um cancro na parte superior da garganta em junho e tenho de me submeter a tratamento rapidamente", declarou Sakamoto. "Peço desculpas aos meus seguidores e a todos envolvidos nos meus projetos por ter de tomar esta decisão inevitável", acrescentou.

Sakamoto é sobretudo conhecido pela banda sonora do filme "Furyo, Em Nome da Honra", de 1983, no qual também atuava com David Bowie.

A música "Forbidden Colours", desse filme, tornou-se num sucesso mundial do compositor que também colaborou com artistas como David Sylvian, Thomas Dolby e Iggy Pop nos anos 1980.

A editora de Sakamoto, conhecido por sua luta contra a energia nuclear, desmentiu que o músico se tenha negado a receber um tratamento de radioterapia, como um jornal havia revelado.

Em 2012, um ano depois do acidente da central japonesa de Fukushima, Sakamoto organizou um grande espetáculo com atuações da YMO e dos Kraftwerk para protestar contra o uso de energia nuclear.

@AFP