De acordo com o The Sun, citado pelo NME, Smith e Petty fizeram um acordo em outubro do ano passado, depois de vários ouvintes terem chamado a atenção para as semelhanças entre Stay With Me, do primeiro, e o clássico de 1989 I Won’t Back Down, de Tom Petty And The Heartbreakers.

Estipulado no acordo, só agora divulgado, ficou a atribuição de 12,5% dos créditos de composição a Petty e ao compositor Jeff Lynne, que já figuram, inclusive, como compositores do tema na ASCAP (American Society of Composers, Authors and Publishers), a par de Sam Smith e Jimmy Napes.

“Quando a faixa do Sam foi editada, foi claro para muitos músicos que havia semelhanças notáveis entre os temas. Depois disso ter sido apontado ao pessoal do Sam, eles não tentaram lutar e, amigavelmente, repartiram os royalties. Não foi uma coisa deliberada, os músicos são inspirados por outros artistas…”, revelou uma fonte ao jornal.

Note-se que o tema Stay With Me vendeu quase quatro milhões de exemplares em todo o mundo, estando nomeado para a edição 2015 dos Grammy Awards, nas categorias Gravação do Ano e Melhor Performance Pop.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.