“Vem cantar Gershwin com o Coro Gulbenkian” é o título do concerto marcado para as 18:00, no Largo Trindade Coelho. Sob a direção do maestro Jorge Matta, o coro interpretará, entre outros temas, “Summertime”, “S’wonderful”, “Someone loves me”, do compositor norte-americano George Gershwin.

O programa inclui a atuação, na segunda parte, do combo de jazz constituído por Bernardo Moreira, no contrabaixo, Pedro Moreira, no saxofone tenor, João Moreira, no trompete, Óscar Graça, ao piano, e Bruno Pedroso, na bateria.

A parceria entre a SCML e a FCG é materializada na realização de dois ciclos, os “Concertos de Domingo” e os “Caminhos da Santa Casa”, com públicos-alvo diferentes.

A diretora da Cultura da SCML, Margarida Montenegro, disse à Lusa que, “em termos concretos, desta cooperação vão resultar sinergias, durante os próximos três anos, entre as duas instituições”, referindo-se ao protocolo assinado como “simbólico”, ao juntar “duas instituições que partilham responsabilidades na promoção da Arte, da Beneficência e da Educação em Portugal”.

“Com estas propostas queremos contribuir para a educação artística juvenil, com concertos participativos e comentados e, também, promover maior qualidade de vida junto dos mais idosos, nomeadamente de utentes da instituição”, afirmou Margarida Montenegro.

“A programação dos ‘Concertos de Domingo’ destina-se concretamente a apresentar, de forma pedagógico didática, obras de referência do repertório clássico que, pela sua natureza, estão especialmente direcionadas para o público infantojuvenil”, explicou Montenegro.

Estes concertos realizar-se-ão no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para os quais “a SCML disponibilizará alguns bilhetes”.

“Se se pretende fazer uma iniciação a este tipo de música, então a melhor forma será pegar em temas mais populares, porque são mais conhecidos e, a partir daí, levá-los para outros desafios, sempre acompanhados de comentários explicativos sobre a música que ouvem e as intenções do compositor”, explicou a diretora de Cultura da SCML.

Os “Caminhos da Santa Casa” são uma iniciativa que começa no dia 08 de novembro e prevê a atuação de elementos do Coro ou da Orquestra Gulbenkian em vários espaços e equipamentos da SCML.

A série totaliza cinco concertos – dois na igreja de S. Roque, em Lisboa, e outros três em equipamentos como lares da terceira e centros de dia.

Margarida Montenegro realçou que a SCML considera “que é cada vez mais importante apostar na promoção da Cultura nacional, pretendendo com isso desenvolver novas formas de intervenção social”.

“Este objetivo tem vindo a ocupar um papel de crescente relevo na história da Santa Casa”, sublinhou Montenegro.

A responsável disse ainda que esta parceria vem “enriquecer” a tradicional Temporada de Música de S. Roque, este ano na sua 25.ª edição, referindo em particular o concerto “Coimbra: Il Seicento em Santa Cruz”, que “remete para a atividade musical do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, nos séculos XVI e XVII, e que conta com a participação do Coro Gulbenkian”.

Paralelamente, a Igreja de S. Roque, propriedade da SCML, irá acolher alguns concertos da Temporada Gulbenkian de Música 2013/14.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.