O ciclo de concertos abre com a atuação dos fundadores, nos anos 70, da banda Trovante, que marcou a história da música portuguesa com canções, como «Perdidamente» ou «125 azul», e que se juntaram novamente a propósito dos 35 anos de carreira, para gravarem um disco epónimo.

No sábado, 30 de junho, é a vez dos Echo & the Bunnymen pisarem o palco dos «Concertos de Verão», resultantes da fusão de duas marcas do Pelouro da Cultura de Gaia, «Rock às Sextas» e «Reviver os 70s».

Neste concerto, a voz de Ian McCulloch animará a noite, nomeadamente com os êxitos «Seven Seas» e "Killing the moon". A banda, que surgiu em Liverpool em 1978 e conquistou o sucesso durante os anos 1980, com álbuns como «Heaven up here», «Porcupine» ou «Ocean rain», atuou pela primeira vez em Portugal em 1982, em Vilar de Mouros e, em 2009, lançou o álbum «The Fountain», mantendo ainda o vocalista original, assim como o guitarrista Will Sergeant.

A música regressa no fim de semana de 6 e 7 de julho, com Rui Veloso na sexta-feira, sendo o ciclo de concertos fechado no sábado com a atuação dos londrinos Manfred Mann, cujo pico de sucesso se deu nos anos 1960 e que se materializou, com um repertório musical que vai do jazz aos blues, em vários temas, como «Do wha diddy diddy», «If you gotta go, go now» ou «Just like a woman».

Apesar de o teclista que deu o nome original à banda já não fazer parte da atual formação, os Manfred Mann contam ainda com muitos elementos dos anos 1960.

Os bilhetes para cada concerto, com início às 22:00, custam 7,5 euros. O preço desce para os cinco euros para aqueles que possuírem o Passaporte Cultural de Gaia, o qual pode ser adquirido sem qualquer custo e em qualquer altura, até no momento de aquisição do bilhete.

@SAPO com Lusa