O Governo do Chile considerou hoje a morte do escritor Luis Sepúlveda uma notícia “muito dolorosa e triste”, falando de uma “enorme perda para as letras no Chile e na Ibero-América”.
A sexta edição do festival A Porta, que ia realizar-se entre 14 e 21 de junho em Leiria, foi cancelada devido à pandemia da COVID-19, anunciou hoje a organização.
O cancelamento do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA) poderá gerar um prejuízo de 55 mil euros à Companhia de Teatro Lendias d'Encantar, de Beja, que enfrenta "várias consequências negativas" da pandemia de COVID-19.
A Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) lançou um passatempo para celebrar o dia mundial do livro, convidando os leitores a elegerem a sua obra literária favorita e oferecendo aos vencedores um conjunto de livros.
Gimba, Lúcia Moniz, Luiz Caracol, Mário Mata, Ménito Ramos, Ricardo de Sá, Toy, Tozé Santos (Perfume) e Wanda Stuart são alguns dos artistas que participam no tema.
Em tempos de isolamento social, o SAPO Mag desafiou várias caras conhecidas a fazer uma lista com 10 sugestões para ocupar os seus dias em casa. A cantora Cláudia Pascoal aceitou o desafio.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou hoje uma mensagem de homenagem ao escritor brasileiro Rubem Fonseca, que morreu na quarta-feira, aos 94 anos, descrevendo-o como "mestre da língua concisa e precisa".
O autor José Luís Peixoto recebeu com “choque” a noticia do “desaparecimento” do escritor chileno Luis Sepúlveda, que morreu hoje vítima da doença COVID-19, lembrando o homem “generoso na escrita e na vida, combativo, sonhador, resistente”.
A Porto Editora, responsável pela publicação de Luis Sepúlveda em Portugal, manifestou o seu pesar pela morte do escritor chileno, ocorrida hoje, em Espanha.
O escritor Luís Sepúlveda, também cineasta e jornalista, que morreu hoje, aos 70 anos, via a literatura como um ponto de encontro entre o escritor e o leitor, mas também entre o homem e os seus fantasmas.
O festival “Cultura com C de Casa”, construído por músicos, atores e outros agentes culturais do concelho de Leiria, propõe uma centena de atuações até final de abril, numa iniciativa nascida da sociedade civil como reação à pandemia da covid-19.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, defendeu hoje, no Parlamento, que os trabalhadores são “uma área de intervenção prioritária” para preparar o futuro de um setor cujos problemas, admitiu, foram agudizados pela atual crise.
O escritor Manuel Alegre defende que, no atual contexto pandémico, "a Cultura é mais necessária do que nunca" e afirma que "tudo tem de ser repensado".
Quinze espetáculos de criadores culturais de Évora vão ser transmitidos através da internet, até ao dia 29 deste mês, na primeira edição da iniciativa "Artes em casa", promovida pela câmara municipal, foi hoje divulgado.