O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, propõe, entre os dias 7 e 10, um ciclo artístico de voz e o som, incluindo uma instalação e passeio sonoros, espetáculos de música e dança, e um debate.
A artista Gaya de Medeiros e a investigadora Fernanda Eugénio fazem parte da programação de março da Amarelo Silvestre, em Canas de Senhorim, para orientarem ‘workshops’ de teatro que “derrubam barreiras”, disse hoje à Lusa o codiretor artístico da companhia.
O artista Rui Chafes, "escultor de relevo nacional e internacional", vai receber hoje o doutoramento 'honoris causa' pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, anunciou a instituição de ensino superior, em comunicado.
O presidente da Câmara do Porto anunciou hoje que, até junho, o projeto Biblioteca Errante, criado para compensar o encerramento da Biblioteca Pública Municipal, contará com nove polos em funcionamento, espalhados por toda a cidade.
A associação cultural Turbina e a livraria Mundo Fantasma juntaram-se para criar uma bedeteca no Porto, recuperando um projeto cultural de promoção de banda desenhada que existiu na cidade nos anos 1990.
O ator norte-americano apresentou a sua declaração por escrito a um tribunal do Novo México, onde decorre o processo judicial pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins no set do filme "Rust" em 2021.
O trabalho do cartoonista e artista plástico SAM, figura “muito importante” do cartoon político das décadas de 1970-1980, pode ser visto no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, a partir de hoje, dia em que cumpriria cem anos.
O lusodescendente nascido no Brasil Lourenço Cazarré conquistou a 5.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro com a obra “Memória de Simeão Boa Morte e Outros Contos Poéticos”, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
A Fundação Gramaxo inaugura quinta-feira um novo museu na Maia, num edifício com assinatura do arquiteto Álvaro Siza Vieira e um investimento de dois milhões de euros, com a exposição temporária “Cores vistas de dentro para fora”.
Através de uma competição de desenhos, banda-desenhada ou máscaras, a Comic Con Portugal pretende promover e dinamiza a educação e a arte no meio escolar.
O olhar de 28 artistas visuais sobre as possibilidades geradas após a conquista da liberdade em Portugal com o 25 de Abril de 1974 vai estar no centro de uma exposição a inaugurar a 8 de fevereiro, em Lisboa.
A peça “Victor ou as crianças no poder”, do dramaturgo francês Roger Vitrac, contrapõe personagens conscientes da realidade e do seu lugar, a outras alienadas por convenções, num aparente conflito entre lucidez da infância e futilidade da idade adulta.
Uma história contada em persa afegão vai estar em destaque na edição deste ano do Encontro Internacional de Contadores de Histórias e Narradores Orais, que decorre em Leiria e na Batalha até sábado.
Plásticos no teto, baldes no chão, paredes descascadas e vigas enferrujadas denunciam a degradação do Teatro Camões, em Lisboa, que hoje entra em obras para resolver problemas estruturais, ganhar espaços mais amplos, luminosos e áreas consagradas aos bailarinos.
O galerista Carlos Cabral Nunes considera que a obra da pintora Teresa Roza d’Oliveira, que vai estar em exposição em Londres, foi ignorada devido a discriminação por a luso-moçambicana ser mulher e lésbica.
"Sinel de Cordes fiz um pedido desculpas no seu Instagram usando a justificação que os maridos violentos costumam dar às mulheres no dia seguinte", disse Joana Marques.
Uma fotografia de propaganda nazi de Adolf Hitler a alimentar veados é um dos objetos da exposição “CUTE”, em Londres, sobre coisas “fofas” que, nos últimos 200 anos, foram usadas com diferentes intenções, como ocultar, dissimular ou apenas distrair.
Associações, sindicatos e estruturas culturais fizeram na sexta-feira uma tribuna pública, em Lisboa, para preparar um caderno reivindicativo em defesa da Cultura e contra a precariedade do setor.
O primeiro-ministro, António Costa, considerou na sexta-feira que a iniciativa Capital Portuguesa da Cultura é da "maior importância", porque descentraliza a atividade cultural, e "um excelente exemplo" de como os autarcas "são fatores de congregação nacional".
O Supremo Tribunal Administrativo (STA) rejeitou o recurso dos seis bisnetos do escritor Eça de Queiroz, que contestam a sua trasladação para o Panteão Nacional, permitindo que a homenagem apoiada pela maioria dos descendentes se concretize.