O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aproveitou a visita à Feira do Livro do Porto na sexta-feira para pedir aos portugueses para “lerem muito”, congratulando-se com a afluência ao certame cultural.
O colonialismo, o pós-colonialismo e o antirracismo, temas "muito pouco discutidos nos manuais escolares", vão estar em foco no Museu do Aljube - Resistência e Liberdade, em Lisboa, no primeiro semestre de 2022, disse a diretora, Rita Rato.
O ator norte-americano Tom Cruise foi vítima de um roubo de vários milhares de dólares em Birmingham, onde está a rodar o sétimo filme da série "Missão: Impossível".
O Prémio Literário em Línguas Românicas da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, foi atribuído, por unanimidade, à chilena Diamela Eltit, “por uma carreira que transcende as convenções literárias”, foi hoje anunciado.
A primeira história do catolicismo em banda desenhada, “O Império - de Jesus a uma Igreja Imperial”, é publicada este mês, de autoria de Olivier Bobineau e ilustrações de Pascal Magnat, com uma nota à edição portuguesa do padre Anselmo Borges.
O poeta Manuel Alegre completou 85 anos no passado dia 12 de maio e a sua filha, a cantora e compositora Joana Alegre, assinala esse aniversário no dia 17 de setembro, no Centro de Artes de Águeda, no distrito de Aveiro, com o espetáculo “Um Só Dia”.
O hino “A Internacional” vai estar em destaque na edição deste ano do Encontro da Canção de Protesto, que vai decorrer em Grândola (Setúbal), de 10 a 12 de setembro.
Um novo festival chamado Aquafest quer levar até 400 participantes a um parque aquático de Peniche, entre 10 e 11 de setembro, com campismo, atividades desportivas e concertos por T-Rex, Ivandro e Kevu, entre outros.
No primeiro dia da Feira do Livro do Porto, a expectativa para livreiros e editores é de que a edição de 2021 seja, pelo menos, tão boa como a de 2020, que serviu para aguentar o ano.
Vários artistas internacionais, como Caetano Veloso, Tom Jones, Ed Sheeran e Elton John, começam a regressar às digressões pela Europa, após 18 meses de ausência devido à pandemia da COVID-19.
“Castro”, a primeira tragédia clássica portuguesa que é baseada na vida e morte de Inês de Castro, é a peça que o Teatro Nacional São João (TNSJ) apresenta, esta sexta-feira e sábado, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
A companhia Trincheira Teatro apresenta a 4 e 5 de setembro o espetáculo “Os Gigantes da Montanha”, no anfiteatro de Santo António dos Olivais, um espaço de Coimbra cuja verdadeira função “estava há muito esquecida”.
Um conjunto de músicos profissionais e amadores vai interpretar composições originais, criando bandas sonoras para filmes históricos de natureza documental a exibir em setembro em Leiria, Peniche, Pombal e Torres Novas.
O Planalto - Festival das Artes volta, na próxima semana, a animar Moimenta da Beira, propondo seis dias de programação que junta a difusão de artistas emergentes à apresentação de artistas conceituados de várias áreas.
Os organizadores do prémio Oceanos divulgaram na quinta-feira as 54 obras que passaram à próxima etapa da seleção do galardão e anunciaram o lançamento de um canal no Spotify.
Concertos, uma gala internacional de acordeão, circo acrobático humorístico e arte urbana vão marcar o 29.º Festival Sete Sóis Sete Luas na vila alentejana de Castro Verde, no distrito de Beja, em setembro.
Espetáculos de música, dança e artes constam da programação presencial de setembro a dezembro do Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, que abre a 2 de setembro com um concerto de Maria Reis e Sara Graça.
O Museu de Serralves, no Porto, vai receber em setembro a 7.ª edição do ciclo “Museu como Performance” que vai apresentar oito trabalhos de artistas nacionais e internacionais que exploram “uma trama de encontros e cruzamentos disciplinares”.
O Festival de Objetos e Marionetas & Outros Comeres - FOMe regressa a vários locais no Algarve, de 4 a 25 de setembro, com espetáculos, uma oficina, uma exposição, um documentário, uma experiência gastronómica e um concerto.
O ciclo de concertos de jazz Summertime, que decorreu no passado no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, regressa após um interregno de dois anos, mas agora no Jardim Botânico.
Um projeto para as escolas de Lisboa destinado a criar novas relações dos alunos com obras do Plano Nacional de Leitura (PNL) é uma das novidades da programação de setembro a dezembro do Teatro Luís de Camões (LU.CA).
A 91.ª Feira do Livro de Lisboa abriu na quinta-feira, com leitores interessados nos preços reduzidos e editores confiantes, mas cientes de que o certame não vai salvar o último ano e meio, que foi "negro" para o setor.