A fadista Joana Amendoeira afirmou que o seu novo álbum "Na Volta da Maré", editado na passada sexta-feira, é "um grito de liberdade" que foi um "desafio" a si própria.
O coreógrafo e bailarino alemão Raimund Hoghe, que trabalhou em palcos portugueses e fez uma residência artística no Porto em 2018, morreu na quinta-feira, aos 72 anos, em Dusseldorf, na Alemanha, anunciaram os seus agentes no sábado.
A atriz e dramaturga brasileira Renata Carvalho disse, em entrevista à Lusa, que “não se espera intelectualidade” dos corpos trans e travesti, uma reflexão da imagem de “superioridade moral e social” por parte de pessoas cisgénero.
A Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), sob a direção do seu maestro titular, Pedro Neves, apresenta, nos próximos dias 28 e 29, às 19h00, o programa “Sinfonias Clássicas”, na capital, divulgou a instituição.
A obra do escritor inglês Mick Herron é publicada pela primeira vez em Portugal, este mês, com a edição de "Covil de Espiões" que chegará às livrarias na próxima quarta-feira, anunciou a editora portuguesa.
O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, reabre este sábado com três exposições temporárias e um concerto do Ensemble Vento do Norte, porque é “urgente devolver o Museu à cidade e ao país”, anunciou o diretor.
Um romance do japonês Yasunari Kawabata "perseguiu" Olga Roriz durante décadas e levou a coreógrafa a reunir em palco erotismo, juventude e velhice, elementos que, tal como a pandemia, podem provocar "insónia", e perturbar a criação artística sem a derrubar.
Os bateristas Quim Albergaria, Ivo Costa e Riot juntaram-se numa espécie de “banda de baile 2.0”, Bateu Matou, cujo álbum de estreia é editado hoje e conta com uma mão cheia de convidados, como Papillon, Héber Marques e Irma.
O espetáculo “Quem matou o meu pai?”, por Ivo van Hove, a partir de texto do francês Édouard Louis, estreia-se em Lisboa em julho, inserido no Festival de Almada, com a organização a prometer “o acontecimento teatral do ano”.
A peça "Shostakovitch Pas de Deux", do coreógrafo Yannick Boquin, "O Canto do Cisne", de Clara Andermatt, e dois novos capítulos do Planeta Dança integram a temporada de junho e julho da Companhia Nacional de Bailado (CNB), hoje anunciada.
O parlamento prestou hoje homenageou ao artista plástico Julião Sarmento, que morreu aos 72 anos, considerando que Portugal perdeu “um dos seus mais inovadores e multifacetados artistas plásticos”.
O município de Pinhel vai promover a 18.ª Feira do Livro, de terça-feira ao dia 23, para “incentivar o gosto pela leitura e proporcionar o acesso a uma maior oferta de publicações”.
A pintura "Mulher sentada junto a uma janela" de Pablo Picasso foi vendida por 103,4 milhões de dólares (85 milhões de euros) na quinta-feira, num leilão da Christie's em Nova Iorque.
O novo romance do escritor norte-americano Jonathan Franzen, “Crossroads”, que dará início a uma trilogia familiar, vai ser publicado em Portugal em outubro, em simultâneo com o lançamento internacional, anunciou hoje a Dom Quixote.
A biografia do escritor norte-americano Philip Roth (1933-2018) cuja publicação foi cancelada nos Estados Unidos devido a acusações de agressão sexual que impendem sobre o autor, Blake Bailey, vai ser publicada em Portugal em outubro, anunciou a editora.
Os pianistas Jeffery Macsim, Marco Clavorà Braulin, Gulsin Onay, Pedro Burmester são alguns dos protagonistas do V Festival de Música de Mafra "Filipe de Sousa", que tem início no sábado, com direção artística de Adriano Jordão.
O novo disco de Old Jerusalem, “Certain Rivers”, é lançado na sexta-feira e é mais despojado do que o previsto, devido aos condicionamentos da pandemia de COVID-19, focando-se na “passagem do tempo” e em “memórias fundacionais”.