O anúncio da organização foi feito na segunda-feira, tendo o primeiro prémio da competição sido atribuído ao barítono alemão Samuel Hasselhorn, ficando a meio soprano norte-americana Clara Osowski em segundo lugar e o islandês Jóhann Kristinsson na terceira posição.

A quinta edição do Das Lied decorreu entre quarta-feira da semana passada e sábado, pela primeira vez em Heidelberg, onde os primeiros três premiados vão atuar em abril.

Com David Santos ao piano, André Baleiro foi ainda elogiado no Facebook oficial da competição, que publicou uma mensagem classificando o barítono português como “sempre bom”.

A competição Das Lied "procura enfatizar e desenvolver 'lied' [canção] como um género musical", pode ler-se na página da organização, que salienta que pretende oferecer aos organizadores de eventos e agentes uma "oportunidade não-vinculativa de avaliar jovens artistas e novas vozes num ambiente competitivo com um júri de alto calibre".

Nascido em Lisboa, André Baleiro estudou na Universidade das Artes de Berlim e foi bolseiro da Fundação Walter & Charlotte Hamel (Hanôver) e da Fundação Calouste Gulbenkian, de acordo com a biografia disponibilizada por esta última fundação.

O cantor venceu, no ano passado, o concurso internacional Robert Schumann, em Zwickau, na Alemanha, e foi distinguido com o primeiro prémio no concurso de canto lírico da Fundação Rotária Portuguesa.