Entre 2 e 5 de agosto, na praia fluvial da Ribeira da Venda, haverá, de acordo com a organização da iniciativa, uma “mistura de Natureza com espírito urbano”, com a “celebração” da cultura hip-hop.

Os cabeça de cartaz da 1.ª edição do festival são os rappers Piruka, no dia 3 de agosto, Slow J, no dia 4, e Mundo Segundo & Sam the Kid, no dia 5.

O Beat Fest começa a 2 de agosto com uma festa, “para receber em grande todos os que escolherem acampar nesse pequeno paraíso fluvial”, com atuações do DJ Gijoe, de Króniko, de Sacik Brow e do coletivo Álcool Club.

A 3 de agosto, além de Piruka, atuam o DJ Nel’Assassin, Cálculo, Phoenix RDC, Mishlawi e os Grognation. Para dia 4 estão previstas as atuações, além de Slow J, de DJ Kwan, TNT e Kappa Jotta. No dia 5 atuam, além de Mundo Segundo & Sam the Kid, DJ Stereossauro, Holly Hood, Eva Rap Diva e Dillaz.

Entre os dias 3 e 5, será possível ver o ‘writer’ Youth One, um dos pioneiros do graffiti em Portugal, a pintar ao vivo.

O facto de “não haver nenhum festival” dedicado a um estilo musical “muito apreciado pela camada jovem” levou a organização, que é repartida entre a Câmara Municipal de Gavião e uma empresa de eventos, a realizar o Beat Fest.

A ideia é “tornar o festival uma referência para os amantes da cultura hip-hop’”, por isso, “se tudo correr bem, será para repetir todos os anos”.