"O Nobel de Literatura deste ano, Bob Dylan, não vai participar na semana Nobel, mas escreveu um discurso que será lido no banquete", indicou a Fundação em comunicado.

Esta contribuição, algumas palavras que serão lidas no final do banquete de 10 de dezembro, não dispensa um discurso de aceitação, tradicionalmente mais longo.

Desde que a Academia Sueca concedeu o prémio, Bob Dylan tem provado ser um laureado diferente. No dia do anúncio, 13 de outubro, atuou em Las Vegas sem mencionar a distinção.

No final de outubro, questionado sobre a sua participação na cerimónia de premiação e no banquete, Dylan afirmou ao Daily Telegraph: "Absolutamente. Desde que seja possível".

Mas a 16 de novembro, numa carta para a Academia Sueca, o norte-americano mudou de ideias, apontando "outros compromissos".

Durante a cerimónia de premiação, Patti Smith, admiradora de Bob Dylan, vai interpretar uma das suas canções, "A Hard Rain's A-Gonna Fall".

De acordo com a Academia Sueca, há uma "boa probabilidade de que o vencedor venha a Estocolmo no próximo ano" e terá assim oportunidade de fazer o seu discurso de aceitação.