Uma nota da Casa Pia de Lisboa recorda que, no dia 3 de julho de 1780, no reinado de D. Maria I, no contexto dos problemas sociais decorrentes do terramoto de 1755 que devastou a cidade de Lisboa, foi fundada a Casa Pia de Lisboa por iniciativa de Diogo Inácio de Pina Manique.

Provisoriamente instalada no Castelo de São Jorge, a Casa Pia de Lisboa passou a receber crianças e órfãos, tendo aplicado “os mais modernos e audaciosos métodos pedagógicos que transformaram a Casa Pia numa escola percursora do ensino técnico-profissional, do ensino artístico e do ensino musical” em Portugal.

Este regresso ao “berço da instituição” acontece 237 anos depois, numa iniciativa conjunta da Casa Pia de Lisboa e da EGEAC que irá mobilizar mais de 1.000 crianças e jovens dos diferentes centros de educação e desenvolvimento da Casa Pia de Lisboa, bem como dezenas de trabalhadores.

Nos diferentes espaços do Castelo serão desenvolvidas diversas atividades, as quais culminarão numa atuação em palco da Orquestra de Cordas da Casa Pia de Lisboa (Ensino Integrado de Música) e do músico Rodrigo Leão.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.