Organizado pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e a Câmara Municipal da Praia, este evento em torno da língua portuguesa visa contribuir para o diálogo e a aproximação entre os escritores dos diferentes continentes.

A sessão de abertura está marcada para a tarde de hoje, com a presença do primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia da Silva, mas de manhã os escritores que participam no evento vão visitar algumas bibliotecas escolares dos municípios da ilha de Santiago.

Vai ainda realizar-se um encontro entre Arménio Vieira e Germano Almeida, escritores cabo-verdianos e vencedores do Prémio Camões, em 2009 e 2018, respetivamente, e alunos do 11.º ano de escolaridade das escolas do município da Praia, que terá lugar na Biblioteca Nacional de Cabo Verde.

Após a sessão de abertura, terá lugar uma homenagem a Germano Almeida e serão apresentados dois livros.

Até ao momento está confirmada a presença dos escritores A. Pedro Correia e Cremilda Lima (Angola), Andréa Zamorano (Brasil), Ana Cordeiro, Augusta Teixeira (Mana Guta), Daniel Medina, Germano Almeida, Hermínia Curado Ferreira, João Lopes Filho, Natacha Magalhães e Odair Varela (Cabo Verde), Aela Figueroa Panisse (Galiza), Kátia Casimiro (Guiné-Bissau), Conceição Queiroz (Moçambique), André Letria, Avelina Ferraz, Daniel Completo, José Fanha e Sílvia Alves (Portugal) e Olinda Beja (São Tome e Príncipe).

As anteriores edições do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa decorreram na cidade de Natal (Brasil), em Luanda (Angola) e na cidade da Praia (Cabo Verde).

Neste encontro já participaram mais de 100 escritores, entre os quais autores consagrados pelos principais prémios literários das literaturas escritas em Língua Portuguesa, incluindo seis Prémios Camões: Arménio Vieira, Eduardo Lourenço, João Ubaldo Ribeiro, Pepetela, Mia Couto e Germano Almeida.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.