A Comic Con Portugal estreia-se este ano no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, para a quinta edição, depois de se ter realizado na Exponor, em Matosinhos.

A convenção de cultura pop está marcada para os dias 6, 7, 8 e 9 de setembro e o novo recinto terá uma área de cerca de 100 mil metros quadrados - que o SAPO Mag foi conhecer antes da abertura de portas:

Como nas edições anteriores, estão garantidas novidades de cinema, televisão, videojogos, banda desenhada e literatura, cosplay, anime e new media, entre outras áreas da cultura pop.

Paulo Cardoso, diretor de operações, sublinhou na conferência de impresa que a grande novidade deste ano é o espaço. “Todas as áreas têm fácil acesso e foram criadas condições para as pessoas circularem com tranquilidade”, assinalou.

O Passeio Marítimo de Algés é um terreno alcatroado, junto do rio Tejo que habitualmente acolhe em julho o festival NOS Alive, com uma capacidade - naquele contexto - para cerca de 50 mil pessoas.

Na conferência de imprensa de apresentação da edição de 2018, Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, frisou que a Comic Con Portugal "é um evento importante para o concelho" e que "desafia o município".

Dolph Lundgren

Do cinema à BD, de Dolph Lundgren a Maurício de Sousa

Dolph Lundgren, um dos heróis de ação musculados dos anos 1980 que ficou conhecido ao participar em filmes como "Rocky IV" (Ivan Drago), "Masters of the Universe" (He-Man), "Os Mercenários" e "Os Mercenários 2" (Gunnar Jensen), é um dos convidados do evento e estará presente no Passeio Marítimo de Algés nos dias 8 e 9 de setembro.

Nicholas Hoult ("Skin", "Mad Max: Estrada da Fúria"), Dan Fogler ("Monstros Fantásticos", "Loucos e Fãs"), Dichen Lachman ("Carbono Alterado", "The 100") e Eyes Gabel ("Scorpion", "A Guerra dos Tronos") são outros dos atores confirmados para o evento.

Da banda desenhada, o brasileiro Maurício de Sousa, o criador de Turma da Mônica, conta-se entre os nomes mais populares desta edição. Chris Claremont, um dos mais célebres autores de BD de super-heróis de sempre, regressa à Comic Con Portugal depois da edição de 2016. O papel do argumentista britânico para a popularidade dos X-Men deverá dominar as atenções.

Os norte-americanos Mark Waid, outro nome reputado dos comics pelo seu trabalho em "Flash" ou "JLA", e a também argumentista Marjorie Liu ("X-23", "Monstress") são mais destaques da nona arte. Na lista conta-se ainda o espanhol Miguelanxo Prado, autor de obras aplaudidas como "Quotidiano Delirante" e "Traço de Giz", ou o belga Yves Sente ("Blake e Mortimer", "XIII").

Do Japão, chega a Silen Manga Audition, a maior competição do género, que terá na Comic Con Portugal a primeira exposição fora de portas.

"Star Wars", "Harry Potter" e outras bandas sonoras a cargo da Lisbon Film Orchestra

O Canal Hollywood vai recordar na quinta edição da Comic Con Portugal algumas das melhores bandas sonoras do cinema, durante o "Canal Hollywood in Concert", um espetáculo interpretado pela Lisbon Film Orchestra.

A orquestra irá recriar o "ambiente de catorze filmes emblemáticos, de realizadores tão diferentes como Steven Spielberg, Peter Jackson ou Ridley Scott. Interpretado por 59 músicos, os maiores êxitos das bandas sonoras dos filmes ‘Star Wars”, ‘Superman’, ‘Back to the Future’, ‘E.T.’, ‘Spiderman’, ‘Harry Potter’, ‘Lord of the Rings”, ‘Indiana Jones’, ‘Mission Impossible’ e ‘Pirates of the Caribbean’ constituem um programa único", frisa o canal em comunicado.

O concerto decorre dia 8 de setembro, pelas 12h00, no Auditório New Genesis.

De

Espaço Nostalgica: uma viagem pela história dos videojogos e da tecnologia

O museu de Videojogos e Tecnologia Nostalgica vai estar presente na Comic Con Portugal 2018, com a área de Gaming Experience by Nostalgica. "Este espaço vai proporcionar uma viagem interativa de 50 anos pela história dos videojogos e da tecnologia, relembrando antigos clássicos e velhas companheiras de animação, como as consolas TV Brinca e a Vectrex, bem como a sua evolução ao longo das décadas, chegando às mais recentes versões da Nintendo, Sony, Playstation, Microsoft, Xbox e Omen", explica a organização em comunicado.

Nesta viagem digital, de acordo com os organizadores do evento, os visitantes vão ter a oportunidade de "mergulhar numa nova experiência com a mais recente tecnologia de realidade virtual e viver na primeira pessoa aventuras fantásticas, explorar outros planetas, saltar para um mundo de fantasia ou salvar o universo".

Sonic the Hedgehog 2 Classic

"Estamos bastante entusiasmados com a presença da Nostalgica nesta edição do evento. Será uma das paragens obrigatórias, na área de Gaming e que vai descrever uma história muito particular não só dos videojogos, mas também da tecnologia. Penso que qualquer amante da cultura pop, e mesmo os estreantes, irão ficar fascinados com a magia deste espaço e com as memórias que vai proporcionar", sublinha Paulo Rocha Cardoso, diretor geral da Comic Con Portugal.

A nova Cave de Nuno Markl

No auditório New Genesis será reproduzida a Cave onde Nuno Markl transmite o seu programa. "São quatro programas diários, com cerca de uma hora, com diferentes temáticas alinhadas com o evento: cosplay, gadgets, filmes icónicos e BD. Pela Cave irão passar vários convidados especiais nacionais e internacionais", explica o radialista em comunicado. O programa será transmitido em direto no Facebook.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.