A Câmara Municipal de Oeiras enviou esta terça-feira, 20 de fevereiro, um convite aos meios de comunicação social para “a conferência de imprensa de apresentação da edição de 2018 da Comic Con Portugal”, que irá realizar-se na quarta-feira. A autarquia não adianta datas nem local da próxima edição daquela convenção internacional de promoção da cultura pop.

As primeiras quatro edições da Comic Con Portugal, entre 2014 e 2017, decorreram em Matosinhos, tendo a mais recente decorrido de 14 a 17 de dezembro do ano passado, na Exponor.

Em setembro, o site Dinheiro Vivo tinha avançado que a quinta edição da Comic Com Portugal iria decorrer em Lisboa.

Em dezembro, questionado sobre a possibilidade da edição de 2018 se mudar para outro local, o diretor-geral da Comic Con Portugal, Paulo Rocha Cardoso, afirmou que a decisão não estava fechada e que apenas no final do evento do ano passado seria analisada a questão.

Sem referir Lisboa, Paulo Cardoso disse que, tal como o nome indica, a Comic Con Portugal pretende “tentar sempre promover o país" - o evento estava hoje em Matosinhos, mas poderia “amanhã estar em Santa Maria da Feira” ou até no Algarve.

Também em dezembro, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, afirmou que a Comic Con se inseria “na estratégia de divulgação e promoção do concelho”, e que era seu objetivo “continuar” com esta parceria, esperando mesmo que se mantivesse “nos próximos anos”.

A Câmara de Matosinhos financiou a edição do ano passado da Comic Con com 100 mil euros e, questionada pela Lusa na altura, Luísa Salgueiro, admitiu aumentar a verba para 2018.

"O programa da Comic Con começa a ser organizado com um ano de antecedência em conjunto com toda a indústria de cinema, televisão, banda desenha, videojogos e literatura. Começámos a preparar qual a tendência que a indústria quer promover no ano seguinte e como vamos fazer chegar ao público os conteúdos. No caso do cinema e da TV, o processo é mais longo: primeiro sabemos antecipadamente quais os filmes e séries que vão estrear, quais os conteúdos que os canais e distribuidoras querem promover e depois tentámos fazer os contactos para saber como será possível trazer os talentos, os atores", contou ao SAPO Mag.