
O arranque está previsto para esta noite, com concertos dos Memória de Peixe e dos Galo Cant'às Duas, estando também agendados os Riding Pânico para dia 21 de abril, João Lugatte e Paus no dia 29 e White Haus no dia 30.
A música é a principal aposta da segunda edição do festival cult.urb, que irá decorrer no espaço Carmo'81, no centro histórico de Viseu.
No entanto, este "não é um festival de música", reunindo uma diversidade de linguagens artísticas, nomeadamente "música, arquitetura, edição de autor, literatura, livro e biblioteca, cinema, pintura e fotografia de retrato", esclareceu Carlos Salvador, da cooperativa cultural Acrítica, que organiza o cult.urb.
Com um orçamento de 46.850 euros, apoiado em 54% pelo concurso municipal Viseu Terceiro, o festival cult.urb tem como novidade a realização de uma ‘masterclass', com nomes como a bibliotecária Maria João Fonseca, o escritor Rui Zink e o arquiteto Pedro Gadanho.
Destaque também para a residência artística que vai envolver as pessoas da rua do Carmo - onde se situa o espaço Carmo'81 - e os seis seminários em edição de autor e técnicas artesanais de edição destinados a crianças das escolas do primeiro ciclo do agrupamento do Viso.
Na sequência da residência artística na rua do Carmo, o festival cult.urb terá um momento desfasado da programação de abril, com a inauguração, a 01 de julho, da exposição de pintura e fotografia "A Rua do Carmo vem ao Carmo", com o ilustrador e pintor retratista L Filipe dos Santos e o fotógrafo John Gallo.
Sessões do Shortcutz Viseu, a Feira do Livro Usado, a segunda Mostra Internacional de Fanzines e Edições de Autor e a residência artística de pintura de Margarida Fleming são outras iniciativas que vão preencher o mês de abril.
Comentários