Pela primeira vez, as entidades promotoras de espetáculos, festivais e eventos em Portugal juntam-se para lançar uma iniciativa de âmbito nacional. "DeclareAção é a primeira declaração em que para 'assinar' é preciso agir", explicam os promotores em comunicado.

O movimento inédito, apresentado esta manhã na Câmara Municipal de Lisboa, surge no ano da Capital Verde Europeia 2020 e "visa desafiar a comunidade nacional a adotar comportamentos em prol de uma sociedade mais justa e equilibrada, utilizando as plataformas digitais e o seu potencial mobilizador como principal canal de convocação".

Veja o vídeo da apresentação:

O movimento nacional de consciencialização por um mundo melhor é lançado por 15 entidades, das quais fazem parte a Better World (promotora do Rock in Rio), Câmara Municipal de Loulé (organizadora do Festival MED), Câmara Municipal de Sines (promotora do FMM Sines), Everything is New (promotora do NOS Alive), Live Experiences (responsável pelo EDPCOOLJAZZ e ID NO LIMITS), MOT (organizadora do RFM SOMNII), Música no Coração (promotora dos festivais Galp Beach Party, Super Bock Super Rock, Super Bock em Stock, MEO Sudoeste, Sumol Summer Fest), PEV (promotora do MEO Mares Vivas), Pic Nic (promotora do NOS Primavera Sound), Ritmos (promotora do Vodafone Paredes de Coura), Sons em Trânsito e Câmara Municipal de Faro (organizadores do Festival F), Surprise & Expectation (EDP Vilar de Mouros), APEFE e APORFEST, desafiando agora empresas e entidades públicas e privadas, de todos os setores, a juntarem-se à causa.

“Nós acreditamos na cultura, na música e no entretenimento como promotores dos valores da sociedade, formadores de opinião e de comportamentos e como mobilizadores da economia do país. Além de assumir os nossos compromissos com a construção de uma sociedade mais saudável e justa, queremos ser multiplicadores de braços e atitudes. O DeclareAção é uma convocatória para que todos - pessoas, empresas, entidades públicas - que desejamos o mesmo, assumamos a responsabilidade pelas escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia", frisa Roberta Medina, da Better World (Rock in Rio).

Para Álvaro Covões, da Everything is New (NOS Alive), "a par de toda a experiência que é fazer parte do NOS Alive, está bem definido o facto de o festival apostar desde a sua primeira edição, numa política de sustentabilidade forte que promete ajudar a transformar hábitos e mentalidade, fazendo todo o sentido juntar-se a este movimento DeclareAção". "O NOS Alive sempre acreditou que poderia ser um exemplo no que respeita às boas práticas que protegem o meio ambiente", sublinha.

“Direcionados para um público maioritariamente jovem, os festivais de verão são um veículo de excelência para alertar consciências. Há muito que se tornou obrigatório agir em defesa do meio ambiente, que na prática se traduz em assegurar um futuro melhor para todos nós. Nesse sentido, a Música no Coração tem trabalhado de ano para ano nessa consciencialização para as boas práticas ambientais, através da delineação de planos de sensibilização ambiental e da implementação de medidas de sustentabilidade nos seus festivais", frisa Luís Montez, da Música no Coração (Super Bock Super Rock, MEO Sudoeste, Sumol Summer Fest, Galp Beach Party).

Para criar esta "declaração de ações", as entidades irão desafiar jovens lideranças de todo o país para um workshop do qual resultarão 17 atitudes.  "O processo de seleção destes jovens passará por três fases. Na primeira, será levada a cabo uma pesquisa de metodologia quantitativa e qualitativa, com validação etnográfica, para identificação dos perfis de jovens líderes com voz ativa nas suas comunidades", explicam os promotores.

"Identificados esses jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, serão selecionados cerca de 30, oriundos de diferentes distritos do país, de diferentes géneros, nacionalidades, classes sociais e nível de formação. Numa terceira etapa, o coletivo de jovens então formado será desafiado num Workshop com metodologia Torke CC (comprovada em mais de 300 workshops, em 14 países diferentes), onde de forma colaborativa trabalharão o desenvolvimento das “atitudes” com base nas ODS. Os jovens que se queiram voluntariar para participar no processo de definição das atitudes poderão fazê-lo através do email participa@declareacao.com, até 31 de janeiro", acrescenta o comunicado.

A seleção dos jovens, assim como o workshop, decorrerá já no próximo mês de fevereiro, sendo estando a divulgação das 17 atitudes agendada para o início de março. 

Recorde-se que em 2019 se realizaram 287 festivais de música só em Portugal, acumulando um total de 2,1 milhões de visitantes.