Com um programa de animação reforçado, a edição 2016 da Exposição e Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede tem um orçamento a rondar o milhão e quatrocentos e cinquenta mil euros, e apresenta como grande novidade a presença de expositores estrangeiros, oriundos da Espanha e da Alemanha, situação que é encarada "como o primeiro passo na internacionalização do certame", que vai decorrer entre 28 de julho e 7 de agosto.

Os organizadores da Expofacic apostam ainda nas novas tecnologias, com Internet gratuita em toda a área do certame, televisão interna que pode ser seguida "online" e uma aplicação para IOS e Android que permite, entre outras funcionalidades, comprar ingressos, seguir o programa do certame e gerir o estacionamento automóvel nos 16 parques gratuitos.

"Temos vindo a trabalhar para consolidar a Expofacic como o maior certame do género no país", resume João Moura, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede.

O certame, que no ano passado recebeu "entre 30 a 40 mil visitantes por dia", vai ter em 2016 uma área de exposição de 95 mil metros quadrados (mais dois mil que em 2015) para acomodar meio milhar de expositores de equipamento agrícola, industrial, mobiliário e serviços, e ainda espaços de gastronomia e de cultura e diversas mostras, algumas delas inéditas.

Ao longo dos 11 dias do certame, que este ano começa ligeiramente mais tarde do que é habitual de maneira a "acolher" os emigrantes que regressam a Portugal em agosto, vão decorrer em permanência exposições de plantas ornamentais, peixes e animais exóticos, e uma mostra de Galos de Barcelos, organizada em conjunto com a autarquia minhota.

Um dos pavilhões vai acolher uma exposição sobre o mundo jurássico, com 26 réplicas em tamanho natural de dinossauros, que esteve patente nos últimos meses na Alfândega do Porto.

Durante todos os dias do certame irá também funcionar em permanência um picadeiro, com aulas e provas de equitação, que contará com o apoio de diversas associações do setor e da Escola Superior Agrária de Coimbra.

Para responder à esperada enchente de visitantes, os organizadores da Expofacic criaram 16 parques de estacionamento que circundam Cantanhede, a que se juntam dois parques com 20 mil metros quadrados para uso exclusivo dos expositores.

Vão estar em funcionamento durante o evento cinco linhas de autocarro, que ligarão Coimbra, Figueira da Foz, Aveiro, Praia de Mira, Águeda e Cantanhede.

O bilhete para estes autocarros custa 1,20 euros, com partidas marcadas para as 19,20 e 21:00 e regresso às 01:45, 03:00 e 05:00.

Pelo segundo ano consecutivo, a Expofacic oferece ainda um espaço de campismo ocasional com capacidade para receber 500 pessoas.

O cartaz de animação da Expofacic 2016 volta a apostar em nomes habituais, que, em alguns casos, atuam no certame há 16 anos consecutivos, como Xutos e Pontapés, Tony Carreira, Pedro Abrunhosa e Rui Veloso.

"São nomes que enchem a casa e em equipa que ganha não se mexe", resume João Moura, que adianta que no certame "há sempre espaço para a inovação", razão pela qual este ano foram ainda contratados, entre outros, o inglês John Newman, os brasileiros e Seu Jorge e Gabriel o Pensador, e os portugueses António Zambujo, Boss Ac e Orelha Negra, para além de dj da Rádio Comercial, que vão assegurar a animação noturna.

Na noite de 6 de agosto destaque para a Noite Branca, que exige traje a rigor que será vendido nas bancas do certame e cujo lucro reverterá para a os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, e no dia 07 realiza-se um concerto com o maior e mais pesado carrilhão do mundo, o Lusitanus, que junta 63 sinos.

"Um bom cartaz, uma feira repleta de expositores, muitas inovações, muita vontade de trabalhar. Juntos, vamos fazer um grande certame", resume Patrocínio Alves, um dos responsáveis pela organização que envolve uma centena de pessoas.