De acordo com o sítio 'online' dos festivais, devido às restrições sanitárias exigidas para responder à pandemia da covid-19, os dois eventos artísticos - considerados dos mais importantes na Escócia e no Reino Unido - foram cancelados este verão e deverão ser realizados em 2021.

Numa mensagem publicada no sítio 'online' do Festival Internacional de Edimburgo, Fergus Linehan, diretor do evento, lamenta o adiamento de centenas de apresentações de dança, ópera, cinema, conferências, música e teatro que estavam previstas no programa.

Na mesma linha, a diretora do Festival Fringe de Edimburgo, Shona McCarthy, anuncia o cancelamento dos espetáculos de milhares de artistas, previstos também para este verão, e aponta uma data provisória de 06 a 30 de agosto de 2021.

Ambos os responsáveis falam na garantia do reembolso dos bilhetes, mas também apelam à possibilidade - em alternativa - de se realizarem donativos para os artistas ou para as entidades culturais que os organizam.

Na mensagem 'online', McCarthy diz que a decisão não foi tomada "de ânimo leve", mas depois de terem passado o último mês em consulta com as autoridades de saúde, os residentes e os artistas, acabando por optar pelo cancelamento, porque "a saúde pública deve vir sempre primeiro".

"Os nossos pensamentos estão com os muitos milhares de artistas, escritores, produtores e todos aqueles cujo trabalho ficou em suspenso" devido à pandemia, acrescenta.

"Sabemos que esta decisão é difícil para muitos, mas saibam que continuaremos aqui para dar apoio no que pudermos, nos próximos meses", diz ainda a diretora do Festival Fringe.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto de covid-19 espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera, e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.