Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) refere que estará presente no recinto do festival, com um posto policial, nos meios de transporte e nos eixos rodoviários de acesso ao Parque da Bela Vista.

Esta será a primeira edição do MEO Kalorama, que se assume como o “último grande festival de verão europeu”.

A nota do Cometlis começa por informar que, durante os dias em que decorre o festival (1 a 3 de setembro), são previsíveis alguns condicionamentos de trânsito, nomeadamente na Avenida Marechal António Spínola (Oeste – Este), Avenida Dr. Arlindo Vicente, Avenida Cidade de Bratislava, Avenida da Ucrânia e Rotunda da Bela Vista (condicionado em parte da sua extensão).

Será ainda condicionada, na sua totalidade, a Rua Luísa Neto Jorge (condicionada na sua totalidade exceto para moradores) e Rua José Régio (sentido sul-norte disponível para circulação de veículos nos dois sentidos de tráfego).

Relativamente aos parques de estacionamento localizados nas imediações do recinto, a PSP informa que serão “maioritariamente afetos aos moradores e serviços de apoio ao evento”.

No que diz respeito aos transportes públicos, a nota do Cometlis refere que o Metro mantém o seu funcionamento até à 1h00, mas que, da parte da Carris, haverá um reforço de carreiras, de forma a “salvaguardar um maior escoamento do e para o recinto”.

Assim, serão criadas duas carreiras especiais, uma para o Oriente e outra para o Cais do Sodré, que irão funcionar entre as 00h30 e as 4h00 e reforçadas as carreiras na Avenida Cidade de Bratislava e a carreira 208 (Cais do Sodré – Oriente).

A CP também irá reforçar os seus serviços, com comboios especiais do Cais do Sodré para Cascais e do Oriente para Sintra.

Já a Transtejo irá assegurar as ligações fluviais do Barreiro, Cacilhas, Montijo e Seixal.

Entretanto, a PSP deixa também um conjunto de conselhos aos visitantes do festival, nomeadamente que privilegiem a utilização de transportes públicos, a consultar os termos e condições de acesso e permanência no recinto e que tenham em atenção a lista de objetos proibidos.

“Se considerar necessária a intervenção da polícia, não hesite em pedir a nossa colaboração, ligue 112 e memorize no seu telemóvel o número de telefone do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, 21 765 42 42, ou digite no seu telemóvel (21 polícia)”, diz ainda a nota.

Música, Sustentabilidade e Arte são “os três eixos fundamentais” do festival, que junta as promotoras House of Fun (Portugal) e Last Tour (Espanha).

Na quinta-feira, o festival destaca-se a música eletrónica, estando previstas as atuações de artistas como James Blake e Chemical Brothers, Moderat, Kraftwerk, Bomba Estéreo e 2ManyDjs

No dia seguinte, o destaque vai para nomes como Roisin Murphy e Jessie Ware, sendo cabeça de cartaz a branda britânica Arctic Monkeys.

No sábado, último dia, a organização conta “fechar com mega pista de dança ao ar livre, com os Disclosure e Nick Cave & The Bad Seeds. Inserida na programação da Temporada Cruzada Portugal-França 2022, a exposição resulta de uma iniciativa conjunta do Panteão Nacional e o Panthéon em Paris.

Ambos pontos de referência na paisagem das duas capitais, os dois monumentos partilham a mesma função de homenagear personalidades importantes da nação.

A exposição cruzada sobre ambos os monumentos, inaugurada em fevereiro deste ano, relata a sua história, desde a génese, a arquitetura e as vicissitudes dos seus tempos, resultado das realidades políticas, sociais e culturais vividas ao longo das décadas.